O chá de romã é uma bebida rica em polifenóis, flavonoides, alcaloides e triterpenos, que são substâncias com ação antioxidante, anti-inflamatória e diurética capazes de combater a dor de garganta, gengivite ou auxiliar no tratamento da diabetes ou pressão alta.
Além disso, devido às suas propriedades antioxidantes, o chá de romã pode ajudar a combater o câncer, melhorar a ação do sistema imunológico e ajudar no emagrecimento. Veja como consumir o romã para emagrecer.
O chá de romã deve ser preparado com a casca dessa fruta, e embora não sirva para substituir o uso de remédios indicados pelo médico, pode ser usado para complementar o tratamento médico devido aos seus benefícios para a saúde.
Leia também: 11 benefícios da romã (e como preparar o chá) tuasaude.com/romaPara que serve
O chá de romã serve para:
- Aliviar a dor de garganta;
- Reduzir a pressão alta;
- Diminuir os triglicerídeos;
- Melhorar o colesterol bom;
- Combater a diarreia ou disenteria;
- Prevenir a gengivite, periodontite ou estomatite;
- Combater artrite ou gota;
- Auxiliar no emagrecimento;
- Fortalecer o sistema imunológico;
- Manter a saúde da pele;
- Prevenir o Alzheimer.
O chá de romã, devido à sua ação antioxidante e anti-inflamatória, também pode ajudar a reduzir os danos causados pelos radicais livres nas células e a prevenir doenças cardiovasculares, como aterosclerose ou infarto.
Além disso, alguns estudos feitos [1,2,3] em laboratório com células, mostraram que o romã pode ajudar na prevenção ou auxiliar no combate do câncer de mama, próstata, intestino ou de cabeça e pescoço, por ser rico em antioxidantes, que reduzem o crescimento ou causam a morte das células do câncer. Entretanto, ainda são necessários estudos em pessoas que comprovem esses benefícios.
Embora tenha muitos benefícios, o chá de romã não substitui o tratamento médico e deve ser usado com orientação do médico ou de um fitoterapeuta.
Como fazer o chá de romã
A parte normalmente utilizada para fazer o chá de romã é a casca, de onde são extraídas as substâncias ativas com propriedades medicinais.
Ingredientes
- 10 gramas da casca de romã;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Adicionar as cascas de romã em uma panela com a água. Quando começar a ferver, deixar por mais 5 minutos e desligar. Após esse tempo, tampar a panela deixando o chá repousar por mais 5 minutos. Esperar amornar e beber a seguir de 2 a 3 vezes por dia.
Além do chá, a romã também pode-se ser consumida na sua forma natural ou no preparo de sucos.
Leia também: Suco de romã: para que serve e como fazer (com receitas) tuasaude.com/suco-de-romaPossíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o consumo do chá de romã são náuseas, vômitos ou irritação do estômago.
Além disso, quando o chá da casca de romã é consumido em quantidades maiores do que as recomendadas, pode causar intoxicação e colocar a vida em risco. Por isso seu uso deve ser feito com orientação do médico ou de um fitoterapeuta.
O chá de romã também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar ou respiração ofegante, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou coceira intensa. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Quando não é indicado
O chá de romã não deve ser usado por crianças com menos de 2 anos, mulheres grávidas ou em amamentação ou por pessoas que tenham gastrite ou úlceras no estômago, pois pode causar irritação no estômago.
Além disso, o chá de romã não deve ser usado por pessoas que tenham alergia à essa fruta.