Os antioxidantes são moléculas capazes de neutralizar os radicais livres que agridem e atacam o organismo, prejudicando o seu bom funcionamento, levando ao envelhecimento precoce e aumentando o risco do desenvolvimento de doenças como câncer, diabetes, entre outras.
Assim, quando os antioxidantes se ligam a estes radicais livres, neutralizam-nos e impedem que causem danos. Os antioxidantes podem ser encontrados em vários alimentos, suplementos, sucos e mesmo produtos cosméticos e também em chás.
1. Chá de romã
A romã é uma fruta que pode ser utilizada como planta medicinal, já que tem uma potente ação antioxidante devido a uma substância na sua composição chamada de ácido elágico. Conheça todos os benefícios da romã.
Ingredientes
- 10 gramas de casca de romã;
- 1 xícara de água fervente.
Modo de preparo
Para preparar este chá, deve-se colocar 10 gramas de casca de romã em água fervente e deixar repousar por cerca de 10 minutos, com o recipiente fechado. Depois disso, deve-se coar o líquido e beber cerca de 2 a 3 vezes ao dia.
2. Chá de Matcha
O chá de Matcha é preparado a partir das folhas mais jovens do chá verde, que têm as substâncias mais concentradas, com propriedades antioxidantes. Além disso, este chá tem também propriedades termogênicas, o que favorece a queima de calorias, ajudando a emagrecer. Veja outros benefícios do chá de Matcha.
Ingredientes
- 1 colher de chá de Matcha em pó;
- 100 mL de água.
Modo de preparo
Aquecer a água até iniciar a fervura, retirar do fogo e deixar esfriar um pouco. De seguida, colocar o pó de Matcha numa xícara e adicionar a água até dissolver completamente o pó. Para que o sabor do chá não fique tão forte, pode-se adicionar um pouco de água, para diluir a mistura.
Pode-se ainda adicionar outros ingredientes, como canela ou gengibre, para melhorar o sabor do chá e potenciar as suas propriedades.
3. Chá de Espinheiro-branco
O Espinheiro-branco, também conhecido por Pilriteiro, tem propriedades vasodilatadoras, relaxantes e antioxidantes. Veja todos os benefícios desta planta.
Ingredientes
- 1 colher de chá de flores de Pilriteiro;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo
Para preparar este chá, basta ferver a água e colocar as ervas, deixando repousar por cerca de 10 minutos com o recipiente tapado. Depois deve-se coar o chá e pode-se beber cerca de 3 vezes ao dia.
4. Chá de Cúrcuma
Esta planta tem propriedades antioxidantes e é ótimo para reduzir os níveis de colesterol. Além disso tem também propriedades desintoxicantes, bactericidas, , anti-inflamatórias, anticancerígenas e é ótimo para melhorar a digestão.
Ingredientes
- 15 g de rizoma de cúrcuma;
- 750 mL de água.
Modo de preparo
Colocar os rizomas de cúrcuma em uma panela e acrescentar a água, tapar a panela e deixar levantar fervura. Depois, deve-se abaixar o fogo e deixar nessa temperatura por cerca de 15 a 20 minutos. Por fim, basta coar e beber meia xícara, cerca de 3 vezes ao dia.
5. Chá de gengibre
O gengibre, além das propriedades antioxidantes, é também uma ótima opção para emagrecer por ser diurético e termogênico. Veja mais benefícios do gengibre.
Ingredientes
- 2 cm de gengibre fresco;
- 1 litro de água.
Modo de preparo
Colocar a água e o gengibre cortado em pedaços numa panela e deixar ferver por cerca de 10 minutos. Retirar do fogo, deixar arrefecer um pouco e depois coar e beber, cerca de 3 vezes ao dia.
6. Chá de Centelha asiática
A Centelha asiática é uma planta com ação antioxidante, anti-inflamatória e ansiolítica, que pode ser usada para acelerar a cicatrização, prevenir varizes e hemorroidas, reduzir a inflamação, melhorar a aparência das rugas, fortalecer a memória, diminuir a ansiedade e melhorar o sono. Saiba mais sobre esta planta medicinal.
Ingredientes
- 1 colher de chá de Centelha asiática;
- 1 xícara de chá de água.
Modo de preparo
Para preparar este chá, basta ferver a água e colocar as ervas, deixando repousar por cerca de 10 minutos com o recipiente tapado. Depois deve-se coar o chá e pode-se beber cerca de 3 vezes ao dia.