Chimarrão: o que é, benefícios e como fazer em casa

Evidência científica

O chimarrão é uma bebida típica do sul da América do Sul, que tem propriedades medicinais que podem trazer benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol “ruim”, evitar a diabetes, favorecer o emagrecimento e melhorar a disposição.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os benefícios do chimarrão se devem à presença de polifenóis, cafeína, teobromina e flavonoides, que são compostos bioativos com ação termogênica, antioxidante, anti-inflamatória, estimulante e ergogênica.

O chimarrão é feito com a infusão da erva-mate (Ilex paraguariensis), que tem um sabor levemente amargo e que é comercializada na forma desidratada e moída, em supermercados e lojas de produtos naturais.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

8 benefícios do chimarrão para a saúde

Os principais benefícios do chimarrão para a saúde são:

1. Diminuir o colesterol “ruim”

O chimarrão é rico em saponinas, xantinas e teobromina, que são compostos bioativos antioxidantes que impedem a oxidação das células de gordura, ajudando, assim, a diminuir os níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue.

Assim, o chimarrão pode ajudar a prevenir doenças causadas pelo aumento do colesterol no sangue, como infarto, aterosclerose, derrame e insuficiência cardíaca, por exemplo.

2. Favorecer o emagrecimento

O chimarrão favorece o emagrecimento por ter boas quantidades de cafeína, um composto bioativo que tem propriedades termogênicas, aumentando o gasto energético e a queima de gordura corporal. Confira outros alimentos ricos em cafeína.

4. Melhorar a disposição

A cafeína, um composto com ação ergogênica presente em boas quantidades no chimarrão, aumenta a produção de energia, melhorando a disposição física e mental e diminuindo o cansaço. Veja mais alimentos que melhoram a disposição.

5. Evitar a diabetes

Por ter uma potente ação antioxidante e anti-inflamatória, o chimarrão mantém a saúde do pâncreas, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando a evitar a resistência à insulina e a diabetes.

6. Prevenir o envelhecimento precoce

O chimarrão previne o envelhecimento precoce por ter boas quantidades de teobromina, ácido clorogênico, quercetina e kaempferol, que são compostos bioativos que protegem as células saudáveis contra os danos causados pelos radicais livres, evitando as rugas e a flacidez da pele.

7. Melhorar o humor

Por ser rico em cafeína e teobromina, que são compostos que estimulam a liberação de serotonina, que é um neurotransmissor que regula o humor e o bem-estar, o chimarrão ajuda a melhorar o humor e combater os sintomas de depressão e ansiedade.

8. Prevenir a prisão de ventre

O chimarrão previne e prisão de ventre por conter cafeína, uma substância que estimula a contração do intestino, ajudando na eliminação das fezes. Conheça outros alimentos indicados para prisão de ventre.

Como fazer o chimarrão

O chimarrão é feito usando-se as folhas da erva-mate desidratadas e moídas, água quente, uma cuia e uma bomba de chimarrão.

Ingredientes:

  • ⅔ da cuia de chimarrão de erva-mate;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Aquecer a água até atingir entre 45 e 50 ºC. Colocar a erva-mate até um pouco mais da metade da cuia. Com uma mão tampando parcialmente a boca da cuia, incliná-la para que a erva se concentre em um dos lados. Alisar a erva na superfície da cuia com as mãos.

Adicionar delicadamente um pouco de água quente no espaço não ocupado pela erva-mate. Deixar a cuia inclinada por até quatro minutos para firmar a erva na lateral da cuia. Voltar a cuia para a posição de pé e completar o restante da cuia com a água quente. Tampar a extremidade superior da bomba de chimarrão com o dedo, encaixando-a no lado oposto ao da erva, dentro da cuia, e beber em seguida.

Grávida pode tomar chimarrão?

A mulher grávida só deve tomar o chimarrão com a orientação de um médico. Isso porque ainda não existem estudos suficientes que comprovem a segurança dessa bebida durante a gravidez.

Além disso, a ingestão de altas doses de cafeína, um composto presente no chimarrão, pode causar aborto espontâneo, parto prematuro e baixo peso ao nascer.

Possíveis efeitos colaterais

O chimarrão é seguro quando usado por até 12 semanas seguidas. No entanto, por conter cafeína, o consumo de mais de 10 xícaras (de chá) por dia de chimarrão pode causar efeitos colaterais como insônia, dor de cabeça, ansiedade, dor no estômago e diarreia em algumas pessoas.

Beber grandes quantidades de chimarrão também pode aumentar o risco de efeitos colaterais graves relacionados à cafeína, como convulsões, desidratação, vômitos, aumento dos batimentos do coração e dificuldades para respirar.

Além disso, beber chimarrão a 60° C ou mais pode causar câncer de esôfago. Por isso, é recomendado desligar o fogo quando iniciar a formação de bolhas no fundo da panela e esperar cinco minutos antes de colocar a água na cuia e garrafa térmica.

Quem não pode consumir

O chimarrão não é indicado para crianças, assim como é contraindicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Por conter cafeína, o chimarrão deve ser evitado por pessoas com insônia, ansiedade, labirintite, refluxo, úlceras e gastrite.

Pessoas que usam medicamentos para controle da diabetes e problemas cardiovasculares, devem consultar um médico antes de consumir o chimarrão, já que essa bebida pode aumentar ou diminuir o efeito de alguns remédios.

Além disso, pessoas com síndrome do intestino irritável só devem consumir o chimarrão com a orientação de um médico, já que essa bebida pode piorar esse distúrbio.