Chucrute: o que é, benefícios e como fazer

O chucrute, também conhecido como Sauerkraut, é uma preparação culinária feita por meio da fermentação das folhas frescas de repolho, ou couve branca.

A fermentação do chucrute acontece quando bactérias e leveduras presentes naturalmente no repolho, interagem com os açúcares deste legume, produzindo ácido láctico e promovendo o crescimento de probióticos, que são bactérias benéficas.

Leia também: 10 alimentos probióticos que fazem bem à saúde tuasaude.com/alimentos-probioticos

Por ser rico em probióticos, o chucrute oferece muitos benefícios para a saúde, melhorando a digestão e a absorção de nutrientes, combatendo a prisão de ventre e fortalecendo o sistema imunológico.

Imagem ilustrativa número 1

Benefícios do chucrute

Os principais benefícios do chucrute para a saúde são:

1. Mantém a saúde gastrointestinal

Por ser um alimento fermentado, o chucrute possui probióticos, que são bactérias  benéficas no intestino, como e Leuconostoc spp., Lactobacillus spp., e Pediococcus spp, que inibem o crescimento de bactérias que causam doenças.

O consumo regular de chucrute ajuda a aumentar a absorção de vitaminas e minerais, melhora a digestão dos alimentos, combate a acidez, favorece a digestão da lactose e regula o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre e a diarreia.

O chucrute também contribui para a manutenção da saúde intestinal, diminuindo o risco de doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a síndrome do intestino irritável.

2. Ajuda na perda de peso

O chucrute pode ajudar na perda de peso por ser um alimento pouco calórico e por conter boas quantidades de fibras, que aumentam a sensação de saciedade.

Além disso, o consumo de probióticos, presentes no chucrute, também poderia reduzir a absorção de gordura a nível intestinal, favorecendo a perda de peso. No entanto, são necessárias mais pesquisas para avaliar esse possível benefício do chucrute.

3. Diminui o estresse e a ansiedade

Alguns estudos mostraram que o cérebro e o intestino estão conectados e, por isso, comer alimentos fermentados e ricos em probióticos pode ajudar a manter a flora intestinal saudável, ajudando a manter a saúde do cérebro e reduzir o estresse.

Além disso, os probióticos também podem ajudar a melhorar a memória e a diminuir os sintomas de ansiedade, depressão e, até, autismo.

Leia também: 10 alimentos fermentados (e principais benefícios) tuasaude.com/alimentos-fermentados

4. Fortalece o sistema imunológico

Ao manter o intestino saudável, os probióticos presentes no chucrute ajudam a fortalecer o sistema imunológico por prevenir a entrada de substâncias tóxicas no corpo através do intestino.

Os probióticos do chucrute também interagem com o sistema imunológico, fornecendo sinais para promover o amadurecimento e o desenvolvimento normal das células imunológicas.

Além disso, o chucrute também contém boas quantidades de vitamina C e ferro, nutrientes importantes para manter o sistema imunológico saudável.

5. Reduz o risco de câncer

O chucrute ajuda a reduzir o risco de câncer, porque possui boas quantidades de vitamina C, um nutriente antioxidante que protege as células do corpo contra os danos dos radicais livres.

Este alimento também é rico em glucosinolatos, fitonutriente que protegem o organismo contra infecções e têm ação anticancerígena.

6. Promove a saúde do coração

Por ser uma fonte de fibras e probióticos, o chucrute ajuda a reduzir os níveis de colesterol, evitando a sua absorção a nível intestinal.

O chucrute também tem um elevado teor de vitamina K2, um nutriente que ajuda a equilibrar os níveis de cálcio no sangue, prevenindo a calcificação dos vasos sanguíneos e evitando o desenvolvimento de doenças, como aterosclerose e infarto.

Leia também: Vitamina K2: para que serve, alimentos ricos (e quando tomar) tuasaude.com/vitamina-k2

7. Mantém a saúde dos olhos

Por conter os carotenoides luteína e zeaxantina, o chucrute ajuda a manter a saúde dos olhos protegendo contra os danos causados pelos radicais livres e contra a luz azul emitida por aparelhos, como computadores, tablets e celulares.

Leia também: Zeaxantina: o que é, para que serve e alimentos ricos tuasaude.com/zeaxantina

Informação nutricional do chucrute

Na tabela seguinte está a informação nutricional para 100 g de chucrute:

Componentes Quantidade em 100g
Energia 19 calorias
Gorduras 0,14 g
Carboidratos 4,28 g
Proteínas 0,91 g
Fibras 2,9 g
Luteína + zeaxantina 295 mcg
Vitamina C 14,7 mg
Vitamina K 13 mcg
Ferro 1,47 mg
Potássio 170 mg
Sódio 661 mg

Para se obter os benefícios do chucrute, esse alimento deve fazer parte de uma alimentação saudável, junto com a prática regular de atividades físicas.

Como consumir

O chucrute tem um sabor azedo e levemente salgado, e, para se obter seus benefícios é indicado consumí-lo cru, podendo-se comer de 10 a 75 gramas por dia, adicionado a salada ou sanduíche, ou como acompanhamento de carnes, por exemplo.

Como fazer chucrute

O passo a passo para fazer o chucrute em casa inclui:

Ingredientes:

  • 1 kg de repolho;
  • 20 g de sal;
  • 1 frasco de vidro hermético.

Modo de preparo:

Retirar algumas das folhas exteriores e cortar o repolho em tiras finas e, depois, colocar uma tigela grande. Adicionar o sal e mexer bem por 10 minutos, com as mãos higienizadas.

Colocar o repolho no pote de vidro hermético e fazer pressão para que fique bem comprimido, deixando um espaço de 2 dedos. Acrescentar a água que foi liberada até preencher todo o frasco.

Tampar o vidro e deixar o chucrute em temperatura ambiente durante 2 semanas, sem abrir. Após esse tempo, o chucrute está pronto e pode ser guardado na geladeira e consumido por até 3 meses.

Temperos como pimenta e ervas desidratadas também podem ser usados no preparo do chucrute.

Possíveis efeitos colaterais

O consumo de grandes quantidades de chucrute pode causar excesso de gases, barriga inchada e diarreia.

Além disso, grandes quantidades de histamina podem ser encontradas em alguns alimentos fermentados, como o chucrute, podendo reações alérgicas em algumas pessoas.

A histamina é uma substância química liberada durante uma reação alérgica, causando sintomas como coceira, inchaço, vermelhidão, coriza e olhos lacrimejantes.

Leia também: 8 sintomas de reação alérgica e o que fazer tuasaude.com/sintomas-da-reacao-alegica

Quem não pode consumir

Pessoas que estejam tomando medicamentos antidepressivos do grupo dos inibidores da monoamina oxidase, não devem consumir o chucrute.

Isso acontece porque o chucrute pode conter níveis elevados de tiramina, uma substância que interage com esses medicamentos podendo causar complicações como aumento na pressão arterial, dor de cabeça e hemorragia intracraniana.