Fazer exercícios físicos de 3 a 5 vezes por semana, dormir entre 7 e 9 horas por noite ou consumir alimentos termogênicos, são algumas dicas que ajudam a acelerar o metabolismo, promovendo a quebra de gordura corporal e a perda de barriga em 1 mês.
Manter uma dieta equilibrada e saudável, priorizando a ingestão de alimentos ricos em fibras solúveis e proteínas, também é fundamental para controlar a saciedade e diminuir a fome ao longo do dia, ajudando, assim, na perda da barriga.
Além disso, é importante diminuir a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como sucos, pão branco, macarrão ou biscoitos, já que estes alimentos são ricos em calorias, que facilitam o ganho de gordura corporal.
9 dicas para perder barriga mais rápido
As principais dicas para emagrecer e perder barriga em 1 mês são:
1. Fazer exercício 3 a 5 vezes por semana
Fazer exercícios físicos, como musculação, crossfit ou treino funcional, de 3 a 5 vezes por semana, é fundamental para estimular a perda de gordura na barriga. Isso acontece porque o exercício ajuda no desenvolvimento dos músculos, melhorando o metabolismo e acelerando o emagrecimento.
Além disso, treinos aeróbicos, como caminhada rápida, corrida e natação também facilitam a perda de gordura na barriga. Veja com a nutricionista Tatiana Zanin os melhores exercícios para perder barriga em 1 mês:
Perca barriga com estes 7 exercícios
11:10 | 591.371 visualizações2. Consumir alimentos termogênicos
Consumir diariamente alimentos termogênicos, como pimenta, cacau, cúrcuma ou canela, é uma ótima forma de acelerar o metabolismo e aumentar, entre 10 a 15%, o gasto de energia, favorecendo a queima de gordura corporal e diminuindo a barriga. Veja como consumir os alimentos termogênicos para perder barriga.
Além disso, algumas bebidas, como café, chá verde e chá de gengibre, contêm compostos bioativos com ação termogênica que também aumentam o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia, ajudando a perder barriga.
3. Beber bastante água
A água ocupa volume no estômago, diminuindo a sensação de fome e ajudando a controlar o apetite, pois o organismo pode confundir a sensação de sede com fome. Por isso, beber cerca de 2 litros de água por dia é uma boa forma de controlar a ingestão de alimentos durante o dia, facilitando a perda de barriga. Saiba a quantidade de água indicada para ajudar a perder barriga.
4. Dormir entre 7 a 9 horas por noite
Dormir entre 7 a 9 horas por noite é fundamental para perder a barriga, porque é durante o sono que acontece a produção de GH, um hormônio que participa da queima de gordura corporal, favorecendo o emagrecimento. Conheça a quantidade de horas indicada para cada idade.
Além disso, durante o sono a produção de grelina, o hormônio que estimula a fome, é reduzida. Ter boas noites de sono é, por isso, uma das formas naturais mais interessantes para controlar os níveis desse hormônio no organismo, equilibrando a fome e facilitando a perda de gordura na barriga.
5. Comer alimentos ricos em fibras solúveis
Comer alimentos ricos em fibras solúveis, como aveia, sementes de linhaça, gérmen de trigo, feijão, couve de Bruxelas, brócolis, abacate, pera ou maçã com casca, ajuda no emagrecimento e na perda da barriga, porque esse tipo de fibra forma um gel no estômago que atrasa o tempo de digestão dos alimentos e prolonga a sensação de saciedade.
Para ajudar na perda da barriga, é importante comer 1 porção de fibras em todas as refeições do dia. Confira outros alimentos ricos em fibras solúveis.
6. Fazer uma dieta rica em proteínas
Ter uma dieta mais rica em proteínas, com alimentos como tofu, ovo, peixe ou frango, também é uma boa forma de perder barriga, porque esses alimentos aumentam a liberação do hormônio peptídeo, que diminui a fome e promove a saciedade, facilitando o emagrecimento. Conheça outros alimentos fonte de proteínas.
Além disso, uma dieta rica em proteínas também ajuda a manter a massa muscular durante a perda de peso, um tecido que gasta mais energia, ajudando a acelerar o metabolismo. Veja como fazer uma dieta rica em proteínas.
Uma sugestão para manter a dieta rica em proteínas é comer, no almoço e no jantar, uma porção de proteína, como 2 ovos cozidos, 1 lata de atum em água ou 120g de peito de frango, sem pele, grelhado, por exemplo.
7. Diminuir o consumo de carboidratos
Diminuir o consumo de carboidratos, como açúcar, doces, pão branco, bolo, batata doce, macarrão e tapioca, como acontece na dieta low carb, ajuda na perda da barriga, porque reduz o nível de insulina no organismo, um hormônio que, em grandes quantidades, favorece o aumento da fome e o acúmulo de gordura. Conheça uma dieta com pouco carboidrato.
8. Parar de beber sucos e refrigerantes
Outra dica para ajudar a perder a barriga é parar de beber sucos, sejam industrializados ou naturais, porque essas bebidas contêm alto teor de frutose, um tipo de carboidrato que, quando consumido em grandes quantidades, aumenta os níveis de insulina no organismo, promovendo a fome e o ganho de gordura corporal, especialmente na barriga.
9. Fazer jejum intermitente
O jejum intermitente é uma dieta onde se diminui as calorias da alimentação, reduzindo os níveis de glicose e insulina no organismo. Isso obriga o corpo a usar as reservas de gordura como fonte de energia, aumentando o metabolismo e promovendo a perda de gordura da barriga. Veja como fazer o jejum intermitente.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outras dicas de como fazer o jejum intermitente: