A COVID-19, a gripe e o resfriado são infecções virais que afetam o sistema respiratório e, por isso, podem apresentar sintomas muito semelhantes como febre, dor de garganta, nariz entupido e cansaço, por exemplo.
No entanto, existem algumas diferenças entre essas infecções, especialmente na frequência de cada sintoma. Conhecer as principais diferenças entre a COVID-19, a gripe e o resfriado pode ser uma boa forma de saber quando é preciso ir ao hospital ou fazer um tratamento mais diferenciado.
Leia também: COVID-19: o que é, sintomas, transmissão e tratamento tuasaude.com/covid-19Em qualquer caso, é sempre aconselhado ir ao médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, especialmente se existirem sintomas muito intensos.
Como diferenciar os sintomas
Apesar de possuírem sintomas semelhantes, a COVID-19, a gripe e o resfriado, apresentam algumas diferenças:
Independente da causa, deve-se sempre adotar medidas de higiene para evitar a transmissão dos vírus da COVID-19, da gripe ou resfriado. Por isso, em caso de sintomas deve-se usar máscara, lavar as mãos e aplicar álcool gel com frequência, por exemplo, além de evitar contato próximo com outras pessoas.
Quando ir ao médico
A maior parte das infecções por COVID-19, gripe ou resfriado apresentam sintomas leves que podem ser aliviados em casa sem nenhum tipo de tratamento específico, sendo apenas recomendado ficar de repouso e beber bastantes líquidos.
No entanto, é recomendado consultar um clínico geral quando os sintomas são mais intensos, como por exemplo:
- Febre alta, acima de 39ºC;
- Dor muscular intensa e generalizada;
- Sensação de falta de ar;
- Dor no peito.
Se o médico suspeitar de COVID-19, o diagnóstico precisa ser confirmado através do teste de RT-PCR. Confira todos os testes indicados para a COVID-19.
Como é feito o tratamento
O tratamento pode variar de acordo com o tipo de infecção. Nos casos de gripe e resfriado o tratamento pode ser feito em casa com repouso e hidratação, mas nos casos de COVID-19 é preciso ir ao médico, pois os sintomas iniciais podem se agravar em pouco tempo, sendo preciso orientação médica.
Além disso, sempre que se precisar utilizar remédios para aliviar algum sintoma, também se deve ir ao médico.
Nos casos mais graves de COVID-19 e gripe, pode ser necessário internamento hospitalar e utilização de remédios mais específicos, indicados pelo médico, como remdesivir ou baricitinib no COVID-19, e o Tamiflu na gripe, por exemplo. Veja todos os remédios aprovados para a COVID-19.