A dieta de 1000 calorias consiste numa dieta baixa em calorias, que pode ser usada por pessoas que desejam emagrecer e inclui a ingestão de alimentos naturais como proteínas magras, frutas, legumes, cereais integrais e gorduras saudáveis.
Durante essa dieta pode-se perder em torno de 1kg por semana. No entanto, a perda de peso varia de acordo com o metabolismo, a prática de atividades físicas e o estado de saúde de cada pessoa.
Por ser muito restrita, é aconselhado fazer a dieta de 1000 calorias sob a orientação de um nutricionista, para evitar a carência de nutrientes e o possível “efeito sanfona”, que acontece quando o peso perdido, após uma dieta, retorna rapidamente. Entenda melhor sobre o efeito sanfona.
Como fazer a dieta
Para fazer a dieta de 1000 calorias é recomendado comer pequenas porções de alimentos, distribuídas em 5 a 6 refeições por dia, optando por alimentos saudáveis, como frutas e legumes frescos, cereais integrais, leguminosas, proteínas magras e tubérculos.
Durante a dieta, é importante também praticar atividades físicas de leve a moderada intensidade regularmente, incluindo caminhada, bicicleta, pilates, yoga e musculação, para acelerar o metabolismo, ajudando no emagrecimento.
Além disso, deve-se beber bastante líquidos por dia, que pode incluir água e chás sem açúcar, para hidratar o corpo e ajudar no controle da fome, já que a água ocupa um volume no estômago, promovendo a saciedade. Confira a quantidade de água indicada por dia.
No entanto, é aconselhado fazer a dieta de 1000 calorias sob orientação de um nutricionista ou nutrólogo, para evitar a deficiência de vitaminas e minerais importantes para a saúde.
O que comer
Os alimentos que devem ser priorizados durante a dieta são:
- Frutas frescas com poucas calorias, como morango, maçã, mamão, tangerina e limão. Conheça outras frutas com poucas calorias;
- Vegetais frescos, como pepino, alface, abobrinha, berinjela, rúcula, agrião, couve e espinafre;
- Proteínas magras, como frango, peixes, ovos, tofu e frutos do mar;
- Leguminosas, como feijão, grão-de-bico; lentilha e soja;
- Gorduras saudáveis com moderação, como azeite, sementes de chia ou de abóbora;
- Cereais integrais, como arroz integral, pão integral, aveia e quinoa;
- Laticínios com pouca gordura, como leite desnatado e iogurte desnatado, e queijos brancos, como ricota, cottage e minas;
- Tubérculos, como batata-doce, batata, aipim e inhame.
Além disso, a canela, a pimenta, o gengibre e o chá verde também são ótimas opções para incluir na dieta, porque têm efeito termogênico, favorecendo a queima de gordura corporal e o emagrecimento. Confira outros alimentos termogênicos.
Cardápio da dieta de 1000 calorias
A tabela a seguir contém exemplo de cardápio de 3 dias para a dieta de 1000 calorias:
Este cardápio é apenas um modelo, onde as quantidades e os tipos de alimentos podem variar de acordo com as preferências pessoais, a idade, o estado de saúde e o gasto calórico total individual. Por isso, é recomendado consultar um nutricionista para que seja elaborado um plano alimentar individualizado.
O que evitar
Os alimentos que devem ser evitados são principalmente os ricos em calorias ou que podem aumentar o apetite, como:
- Alimentos ricos em açúcar, como bolo, sorvete, chocolate, pudim, bolacha recheadas, biscoito, mel, refrigerante e sucos de caixinha;
- Cereais refinados, como pão branco, arroz branco e macarrão branco;
- Laticínios com muita gordura, como leite integral, manteiga, iogurte integral e queijos gordos, como parmesão, muçarela ou cheddar;
- Embutidos, como mortadela, salame, presunto, linguiça, bacon e salsicha;
- Alimentos gordurosos, como batata frita, pizza, hambúrguer e cachorro-quente;
- Molhos e temperos prontos, como ketchup, maionese, molhos de salada, temperos em pó ou em cubinhos;
- Carnes com alto teor de gordura, como carne vermelha, carne de porco e cordeiro;
Além disso, é fundamental evitar também o consumo de bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho e espumantes, porque essas bebidas têm muitas calorias, atrapalhando o emagrecimento.
Veja com a nutricionista Tatiana Zanin outros alimentos que podem atrapalhar o emagrecimento: