Para tratar o intestino inflamado, deve-se comer alimentos de fácil digestão e que não sejam irritantes para ajudar na recuperação do intestino. Por isso, a dieta se baseia no consumo de vegetais cozidos, carnes magras, frutas sem casca e cozidas, e cereais sem glúten, como milho e arroz, por exemplo, pois são mais fáceis de digerir.
A inflamação no intestino pode acontecer devido a situações como doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, ou enterite, que é a inflamação causada pela ingestão de alimentos ou água contaminados por vírus ou bactérias.
Além disso, para tratar a inflamação do intestino também é importante evitar alimentos de difícil digestão, como açúcar refinado, mel, doces ou bolos, alimentos com muita gordura, como frituras, salgadinhos de pacote, sorvetes e fast food, e alimentos que estimulam a produção de gases, como laticínios com lactose e leguminosas.
O que comer
Os alimentos que devem ser priorizados na dieta são os de fácil digestão e com pouca gordura, como:
- Proteínas magras, como frango, peru, ovos, peixe ou tofu;
- Cereais sem glúten, como arroz, milho, fubá, aveia, quinoa ou macarrão de arroz;
- Vegetais, como abóbora, cebolinha, berinjela, azeitonas, pimentão vermelho, tomate, espinafre, abobrinha, alface, cenoura ou pepino;
- Frutas sem casca, incluindo como banana, maçã, uva, kiwi, limão, mirtilo, morango, melão, maracujá, abacaxi ou tangerina;
- Laticínios sem lactose, como iogurte sem lactose, leite sem lactose, queijos sem lactose;
- Bebidas vegetais, como leite de coco, leite de amêndoas ou leite de arroz;
- Oleaginosas, como amêndoas, castanha do Pará, avelã, nozes ou castanha de caju;
- Gorduras saudáveis, como azeite, óleo de abacate e óleo de linhaça;
- Bebidas, como água e chás sem cafeína, como camomila, cidreira e hibisco.
Outra dica é preferir as frutas e os vegetais cozidos, pois facilitam a digestão, evitando os sintomas da inflamação intestinal, como gases, cólica, barriga inchada ou diarreia. Conheça mais dicas para eliminar os gases intestinais.
Veja com a nossa nutricionista como fazer uma dieta para tratar o intestino inflamado:
O que comer para tratar o INTESTINO INFLAMADO
10:35 | 87.021 visualizaçõesExemplo de cardápio para intestino inflamado
A tabela a seguir contém um exemplo de cardápio de 3 dias para o intestino inflamado:
Este cardápio é apenas um exemplo e as quantidades e tipos de alimentos variam de acordo com a idade, o sexo e o estado de saúde da pessoa. Por isso, é aconselhado passar por uma consulta com um nutricionista para que seja feita uma avaliação completa e seja indicado uma dieta adequada às necessidades individuais.
Qual especialista consultar
O especialista mais indicado para orientar a dieta em caso de inflamação do intestino é o nutricionista, que poderá realizar um plano alimentar individualizado que respeite as necessidades e preferências de cada pessoa.
Alimentos que devem ser evitados
Os alimentos que devem ser evitados na dieta para inflamação do intestino são:
- Carnes processadas, como salsicha, linguiça, bacon, presunto, mortadela ou salame;
- Cereais com glúten, como pães, biscoitos e massas com farinha de trigo, centeio ou cevada;
- Laticínios com lactose, como leite de vaca, de cabra, de ovelha, iogurte com lactose e queijos com lactose;
- Leguminosas, como feijão, grão de bico, lentilhas, soja ou ervilha seca;
- Vegetais, como couve de Bruxelas, aspargos, alcachofra, alho, alho poró, cebola, couve flor, repolho, couve manteiga, ervilhas, brócolis, quiabo ou chicória;
- Produtos industrializados, como comida pronta congelada, biscoitos, massas prontas para bolos, temperos prontos, sopas prontas, sorvetes, doces, fast food e salgadinhos;
- Bebidas, como bebidas alcoólicas, refrigerantes ou sucos industrializados.
Em alguns casos, o uso de bebidas com cafeína, como café, chá preto ou chá verde também pode irritar o intestino, causando desconforto. Assim, é importante observar o surgimento de sintomas após o consumo dessas bebidas e, se necessário, utilizar café descafeinado e outros tipos de chás.