No cardápio da dieta cetogênica para emagrecer, deve-se evitar todos os alimentos ricos em carboidratos, como arroz, macarrão, farinha, pão e açúcar, ao mesmo tempo que se aumenta o consumo de alimentos fontes de proteínas e gorduras, como carnes, ovos, abacate e azeite de oliva.
No caso das frutas, deve-se consumir preferencialmente morangos, mirtilos, cerejas e amoras, porque são os que contêm menor quantidade de carboidratos. Veja todos os alimentos permitidos e proibidos na dieta cetogênica.
A dieta cetogênica estimula a perda de peso, porque faz com que o organismo use a própria gordura como fonte de energia. Além disso, a dieta cetogênica aumenta a saciedade, porque as gorduras e as proteínas são nutrientes que levam mais tempo para ser digeridos, permanecendo no estômago por mais tempo.
Cardápio de 7 dias da dieta cetogênica
A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 7 dias da dieta cetogênica:
Este cardápio é apenas um exemplo de como a dieta cetogênica pode ser feita. Para melhores resultados, é aconselhado consultar o nutricionista para fazer uma avaliação completa e elaborar um plano alimentar adequado às necessidades individuais.
Para saber como fazer a dieta cetogênica corretamente, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
É importante lembrar que a dieta cetogênica é contraindicada para pessoas com pancreatite, doenças cardiovasculares, insuficiência hepática, insuficiência renal, problemas no metabolismo de gordura, deficiência primária de carnitina, deficiência de carnitina palmitoiltransferase, deficiência de carnitina translocase, porfirias ou deficiência de piruvato quinase.
A dieta cetogênica também não é indicada para crianças, grávidas e mulheres em fase de amamentação. Além disso, essa dieta também não é indicada para pessoas com baixo peso ou com transtornos alimentares, como bulimia, anorexia e compulsão alimentar. Conheça os diferentes tipos de transtornos alimentares.
Assista o vídeo com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de como fazer a dieta cetogênica: