A febre sem sintomas é uma condição que pode ser causada por infecções, inflamações ou neoplasias, como sinusite crônica, tuberculose, linfoma, leptospirose e infecção por HIV, por exemplo.
Também conhecida como febre sem sinais de localização, a febre sem sintomas é caracterizada por ter uma duração menor que 7 dias, podendo afetar crianças e adultos.
Na presença de febre sem sintomas, é recomendado consultar o clínico geral ou pediatra, para que seja feita uma avaliação completa e, caso seja necessário, indicado o tratamento adequado.
O que pode ser a febre sem sintomas
As possíveis causas da febre sem outros sintomas são:
1. Sinusite crônica
A febre sem sintomas pode estar presente na sinusite crônica, que é a inflamação da mucosa dos seios da face devido a infecção por bactérias, vírus ou fungos, alergia, desvio do septo, uso inadequado ou em excesso de antibióticos, por exemplo.
O que fazer: o médico pode recomendar o uso de antibióticos, como amoxicilina e azitromicina, por 2 a 4 semanas, descongestionantes, anti-inflamatórios e antialérgicos.
Além disso, fazer lavagem nasal com soro fisiológico, fazer nebulização e beber mais água ao longo do dia, são algumas medidas que também ajudam no tratamento.
2. Tuberculose
A tuberculose é a infecção causada pela bactéria bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões e que pode levar à febre sem outros sintomas associados. No entanto, à medida que a doença evolui, podem ser notados outros sintomas como tosse seca e com sangue, suor noturno, dor no peito e dificuldade para respirar.
O que fazer: o tratamento é feito com o uso de medicamentos tuberculostáticos, como rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol, por cerca de 6 meses, seguidos ou de acordo com a orientação do infectologista. Veja como é feito o tratamento da tuberculose.
3. Gota
A febre sem outros sintomas pode estar presente na gota, uma doença inflamatória que é causada pelo acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, quando se tem excesso de ácido úrico no sangue, resultando em crises de gota.
No entanto, outros sintomas que também podem surgir na gota incluem dor intensa e inchaço nas articulações, principalmente nos dedos das mãos e dos pés. Conheça todos os sintomas de gota.
O que fazer: o médico pode prescrever o uso de medicamentos como ibuprofeno, indometacina, colchicina e corticoides, para reduzir a inflamação e a dor da articulação.
Além disso, o médico também pode recomendar o uso de alopurinol ou probenecida, para controlar os níveis de ácido úrico no sangue e, assim, evitar novas crises e os tofos gotosos.
4. Toxoplasmose
A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasita Toxoplasma gondii que pode ser encontrado nas fezes do gato, na água ou em carnes mal cozidas, e que pode causar febre sem sintomas.
Na maioria das vezes, a toxoplasmose não causa sintomas, porém no caso de pessoas com o sistema imunológico mais fraco, podem ser notados sintomas como ínguas, febre e dor muscular, por exemplo.
Leia também: 8 sintomas da toxoplasmose (e como confirmar o diagnóstico) tuasaude.com/sintomas-da-toxoplasmoseO que fazer: o tratamento geralmente é feito quando a pessoa apresenta sintomas, onde o médico pode prescrever o uso de medicamentos como pirimetamina, sulfadiazina e ácido fólico,
Já em mulheres grávidas, o tratamento pode ser feito com o uso do antibiótico espiramicina, ou pirimetamina, sulfadiazina e ácido fólico, conforme orientação do obstetra.
5. Leptospirose
A febre alta sem sintomas é um dos possíveis sintomas da leptospirose, que é uma doença infecciosa causada pelo contato direto ou indireto de urina de animais infectados pela bactéria Leptospira, como ratos, principalmente, cães e gatos.
No entanto, a leptospirose também pode causar dor de cabeça, dores no corpo, perda do apetite, diarreia e vômito. Conheça outros possíveis sintomas de leptospirose.
O que fazer: o tratamento da leptospirose deve ser orientado pelo clínico geral ou infectologista e pode ser feito com o uso de antibióticos, como amoxicilina, doxiciclina ou penicilina, além de hidratação e uso de remédios para aliviar os sintomas, como paracetamol e metoclopramida, por exemplo.
Leia também: 10 tratamentos para leptospirose (remédios, hidratação e mais) tuasaude.com/tratamento-para-leptospirose6. Linfoma
O linfoma é um câncer que afeta os linfócitos, um tipo de célula de defesa do organismo, e que pode surgir nos linfonodos, medula óssea ou outras partes do corpo, causando febre sem sintomas.
Em algumas pessoas, o linfoma também pode causar sintomas como suor noturno, cansaço excessivo e o surgimento de ínguas em regiões como axila, virilha e pescoço.
O que fazer: o tratamento do linfoma inclui sessões de quimioterapia e radioterapia. Além disso, o médico também pode indicar o uso de medicamentos imunoterápicos, o transplante de medula óssea e a terapia gênica.
7. Doença de Crohn
Algumas vezes, a inflamação na doença de Crohn pode causar febre sem sintomas, acima de 38ºC em algumas pessoas. No entanto, geralmente, a pessoa com essa condição apresenta perda de peso, cansaço, diarreia frequente e dor abdominal. Veja todos os sintomas da doença de Crohn.
O que fazer: o médico pode prescrever medicamentos corticoides, antibióticos e imunossupressores.
Além disso, é importante manter uma alimentação balanceada, evitando-se a ingestão de alimentos que possam piorar os sintomas como café, chocolate ou verduras cruas, por exemplo.
8. Infecção por HIV
A febre sem sintomas e calafrios, podem estar presentes no HIV não diagnosticado e tratado.
Entretanto, a pessoa com HIV também pode apresentar cansaço excessivo, ínguas, dor de garganta, articulações e músculos, suor noturno, diarreia e vermelhidão na pele.
O que fazer: o tratamento para HIV é feito com medicamentos antirretrovirais, como lamivudina, tenofovir e efavirenz, que devem ser usados conforme as orientações do médico.
Leia também: Tratamento para HIV: quando começar, como é feito e remédios tuasaude.com/tratamento-da-aids9. Lúpus eritematoso sistêmico
O lúpus eritematoso sistêmico é o tipo mais comum de lúpus, sendo caracterizado por uma inflamação em várias partes e órgãos do corpo, como pele, sangue, articulações, coração, rins e pulmões, e podendo causar febre sem outros sintomas.
No entanto, essa condição geralmente provoca manchas vermelhas na pele em partes expostas ao sol, sensibilidade à luz, perda de peso e dor abdominal, visão embaçada e dor nas articulações.
O que fazer: embora o lúpus não tenha cura, o médico pode indicar o uso de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides e imunossupressores, para ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa.
10. Artrite reumatoide
A febre sem sintomas pode estar presente na artrite reumatoide, uma doença inflamatória autoimune que afeta as articulações, afetando principalmente mulheres de 35 a 50 anos.
A pessoa com artrite reumatoide também pode apresentar dor ou inchaço, rigidez pela manhã ou dificuldade de movimentar a articulação afetada.
O que fazer: o médico pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios, como ibuprofeno, meloxicam e naproxeno, corticoides, como prednisona e prednisolona.
Além disso, o médico geralmente também recomenda a realização de sessões de fisioterapia e exercícios, para ajudar a fortalecer a musculatura e melhorar a mobilidade e a qualidade de vida.
Leia também: Artrite reumatoide: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/artrite-reumatoide11. Endocardite
A endocardite é uma inflamação do tecido que reveste o interior do coração, que geralmente causa febre persistente sem outros sintomas.
No entanto, outros sintomas como dor no peito, inchaço nas pernas ou nos pés e palidez na pele, também podem estar presentes na endocardite.
O que fazer: o cardiologista pode recomendar o uso de antibióticos ou antifúngicos, em doses elevadas, por via venosa, por no mínimo 4 a 6 semanas.
Além disso, para aliviar os sintomas, podem ser indicados anti-inflamatórios, analgésicos e, em alguns casos, corticoides.