O que é:
O infectologista é o médico especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias, causadas por vírus, bactérias, fungos ou protozoários, como dengue, COVID-19, varíola dos macacos, gripe H1N1, sarampo, toxoplasmose, hepatite viral ou HIV.
Além disso, o infectologista também é responsável pelo controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), resistência microbiana e imunizações, tendo uma importante função nas campanhas de vacinação e orientações sobre medidas para combate e controle de surtos de processos infecciosos, como endemias, epidemias e pandemias.
É importante consultar um infectologista no caso de infecções agudas ou crônicas, para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.
Que doenças trata o infectologista
O infectologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar doenças infecciosas, como:
- COVID-19;
- Gripe H1N1;
- HIV;
- Hepatites A, B, C, D e E;
- Hantaviroses;
- Caxumba;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varíola e varíola dos macacos;
- Dengue;
- Zika;
- Chikungunya;
- Malária;
- Febre amarela;
- Cólera;
- Doença de Lyme;
- Febre tifóide;
- Raiva;
- Tétano;
- Botulismo;
- Coqueluche;
- Difteria;
- Leptospirose;
- Esquistossomose;
- Tuberculose;
- Meningite;
- Doença de Chagas;
- Hanseníase;
- Pneumonia;
- Feridas infectadas;
- Infecção generalizada;
- Micoses.
Além disso, o infectologista também é o médico responsável por detectar e tratar infecções sexualmente transmissíveis (IST´s), como herpes genital, HPV, sífilis, tricomoníase, gonorreia ou clamídia, por exemplo. Veja outros tipos de IST’s.
O médico infectologista também é responsável por orientações para controle e combate a pandemias, medidas de prevenção, controle e tratamento de infecção hospitalar, resistência microbiana ao uso de antibióticos, imunizações e saúde do viajante.
Quando consultar o infectologista
É indicado consultar o infectologista sempre que a pessoa apresentar alguma infecção aguda ou crônica, febre alta ou sem motivo aparente, infecção que não melhora com o uso de remédios receitados pelo médico, ou infecção em pessoas com sistema imunológico fraco, como no caso de doenças autoimunes ou câncer.
Além disso, deve-se consultar o infectologista no caso de infecções de difícil diagnóstico, o que normalmente ocorre por encaminhamento de outras especialidades médicas, como pediatria, clínica geral, ginecologia, urologia ou geriatra, por exemplo.
Principais exames
Os principais exames que o infectologista pode fazer ou solicitar são:
- Cultura de microrganismos em sangue, fezes, urina, tecidos e feridas;
- Exame de urina, como urocultura e antibiograma;
- Exame parasitológico de fezes;
- Coprocultura;
- Hemograma completo;
- Exame de secreções, como RT-PCR;
- Punção lombar;
- Biópsia de tecidos infectados.
Além disso, o médico infectologista pode solicitar exames de anticorpos para verificar se a pessoa adquiriu imunidade após tomar um esquema vacinal, como no caso da vacina da hepatite B, ou rubéola, por exemplo.