O tempo de jejum pode variar de acordo com o exame a ser realizado, podendo não ser necessário jejum, ou ser indicada a realização de um jejum de 4, 8 ou 12 horas. O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado quando necessário, pois a ingestão de alguns alimentos pode interferir nos resultados de alguns exames. De forma geral, o jejum pode ser classificado em:
- Jejum obrigatório, em que o exame só é realizado com a pessoa em jejum;
- Jejum desejável, em que o jejum não é obrigatório, porém caso seja realizado podem ser obtidos resultados mais precisos. No entanto, a realização desses exames sem jejum também fornece resultados adequados;
- Jejum não obrigatório, em que a pessoa pode realizar o exame com ou sem jejum, sem que haja interferência nos resultados.
O tempo de jejum pode variar de acordo com o laboratório em que será realizado o exame, bem como quais os exames serão realizados no mesmo dia, e, por isso, é importante buscar orientação médica ou do laboratório acerca do tempo de jejum necessário.
Tempo de jejum para exame de sangue
Na tabela a seguir estão indicados os tempos de jejum dos principais exames de sangue solicitados.
É importante levar em consideração que o tempo de jejum de alguns exames pode ser diferente de acordo com o método de análise do laboratório e com a orientação do médico, que poderá indicar a realização do exame com mais ou menos tempo de jejum de acordo com o objetivo da análise e condição de saúde da pessoa.
Dúvidas comuns
A seguir indicamos as principais dúvidas relacionadas com a realização do jejum para fazer exame de sangue:
1. É permitido tomar água durante o jejum?
Durante o período de jejum é permitido beber água, no entanto só deve ser ingerida a quantidade suficiente para saciar a sede, pois o excesso pode alterar o resultado do exame.
Porém, outros tipos de bebidas, como refrigerantes, chás ou bebidas alcoólicas, devem ser evitadas, pois podem provocar alterações nos componentes do sangue.
2. É preciso interromper o uso de medicamentos?
Não é necessário interromper o uso de medicamentos para fazer o exame de sangue, a não ser que tenha sido recomendado pelo médico. Porém, é importante informar ao laboratório o uso de qualquer medicação, pois assim é possível levar esse fator em consideração no momento da análise.
3. O que fazer quando os exames têm tempo de jejum diferentes?
Caso seja indicado pelo médico a realização de exames com tempo de jejum diferentes, deve-se seguir a orientação do exame que possui maior tempo de jejum. Por exemplo, caso tenha sido indicada a realização do hemograma (jejum não obrigatório) juntamente com a glicose (jejum obrigatório de 8 a 12 horas), é recomendado adotar o jejum de 8 a 12 horas, pois assim é possível que a dosagem da glicose aconteça corretamente e o jejum não interfere no resultado do hemograma.
No entanto, em alguns casos, caso o jejum seja muito prolongado, o laboratório pode indicar a não realização de alguns exames, devendo a pessoa retornar outro dia para a sua realização.
4. Se o tempo de jejum for ultrapassado, posso fazer o exame?
Quando o tempo de jejum é ultrapassado, não é recomendado que o exame seja feito, já que pode haver variação no seu resultado, devendo a pessoa ir outro dia no laboratório com o tempo de jejum recomendado. Por exemplo, o jejum para avaliar a glicose no sangue é de até 12 horas, se o exame for feito com a pessoa em jejum por mais de 12 horas, é possível que o o nível de glicose seja menor do que o real devido à possibilidade de hipoglicemia.
5. Posso consumir bebida alcoólica no dia anterior ao exame de sangue?
Não, pois o álcool pode interferir diretamente nos níveis de glicose, enzimas do fígado e triglicerídeos, influenciando o resultado do exame. Assim, é recomendado que as bebidas alcoólicas sejam evitadas pelo menos 72 horas antes do exame.
6. Posso praticar exercício antes do exame de sangue?
É indicado evitar a prática de atividade física rigorosa no dia anterior ao exame, pois o exercício pode promover a diminuição do nível de glicose e de triglicerídeos, assim como favorecer a formação de metabólitos, como ácido lático e creatinofosfoquinase (CPK), que passam a circular em maior concentração, interferindo diretamente no resultado do exame.
Além disso, no caso da dosagem do PSA, por exemplo, deve-se evitar a atividade sexual nos 3 dias anteriores ao exame, além de situações que possam aumentar os níveis de PSA, como andar de bicicleta e tomar alguns medicamentos, por exemplo.
7. O cigarro interfere no resultado do exame?
Sim, principalmente nos níveis de glicose e, por isso, é recomendado evitar o seu uso antes do exame de sangue.