A labirintite tem cura, dependendo da sua causa e da realização correta do tratamento indicado pelo médico, que pode envolver o uso de remédios como prometazina ou dimenidrato, e a realização de exercícios de fisioterapia, por exemplo.
A labirintite é causada pela inflamação de uma parte do ouvido, chamada de labirinto, normalmente devido a infecções causadas por vírus ou bactérias, como gripe, resfriado e otite média. Entenda melhor o que é a labirintite.
Apesar disto, a labirintite é o termo popularmente utilizado para descrever qualquer caso de tontura, podendo ser confundida com a vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), a neurite vestibular, tumores, enxaqueca e a doença de Meniére, por exemplo.
4 formas de curar a labirintite mais rápido
Para curar a labirintite pode ser indicado:
1. Usar medicamentos para controlar os sintomas
Medicamentos, como diazepam, prometazina ou dimenidrato, podem ser indicados em caso de labirintite para aliviar sintomas como náusea e tontura, devendo ser usados de acordo com a orientação do médico. Conheça outros remédios para labirintite.
No entanto, medicamentos benzodiazepínicos e anti-histamínicos normalmente são usados por apenas alguns dias, porque podem dificultar o organismo a recuperar o equilíbrio.
2. Tratar doenças que podem ter causado a labirintite
O tratamento de doenças que possam ter causado a labirintite é importante para que os sintomas melhorem, podendo ser indicado o uso de antibióticos ou corticoides, por exemplo, dependendo da causa identificada pelo médico.
3. Fazer exercícios de reabilitação vestibular
Exercícios de reabilitação vestibular são indicados especialmente nos casos em que a labirintite não melhora completamente, persistindo sintomas como falta de equilíbrio, quedas frequentes e tontura.
Assista o vídeo a seguir e conheça alguns exercícios que podem aliviar as tonturas:
COMO ACABAR COM AS TONTURAS (ou crises de vertigem)
03:49 | 1.011.717 visualizações4. Tratamento natural
Algumas opções naturais para complementar o tratamento da labirintite orientado pelo médico incluem:
- Fazer uma alimentação anti-inflamatória, rica em alimentos com ômega-3 como salmão, sardinha ou sementes de chia, por exemplo, e vegetais, pois são ricos em antioxidantes. Saiba como é a dieta para labirintite;
- Tomar chá de Ginkgo Biloba, pois essa planta melhora a circulação de sangue no cérebro, podendo aliviar sintomas da labirintite como tontura e náusea;
- Fazer terapias alternativas, como meditação e yoga, que ajudam a combater o estresse e a ansiedade, que podem piorar os sintomas de labirintite;
- Fazer acupuntura, porque o alívio de sintomas como tontura e náusea é um possível benefício deste tratamento.
Além disso, em caso de labirintite é importante evitar o cigarro, porque a inalação de fumaça também pode piorar os sintomas e dificultar a recuperação.