O que é:
O óleo de argan é um óleo extraído dos frutos da árvore Argania Spinosa e fornece muitos benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce, hidratar os cabelos e a pele, e ajudar na cicatrização de feridas.
Embora seja menos comum, o óleo de argan também pode ser ingerido e ajuda a evitar problemas cardiovasculares, como aterosclerose e infarto, por exemplo, porque é rico em ômega 3, 6 e 9, que são ácidos graxos insaturados com ação antioxidante e anti-inflamatória.
O óleo de argan pode ser encontrado em farmácias e lojas de produtos naturais, puro, ou adicionado a produtos como hidratantes corporais, cremes, condicionadores e máscaras capilares.
Para que serve
O óleo de argan pode ser indicado para:
1. Manter a saúde dos cabelos
O óleo de argan é rico em vitamina E e ácidos graxos, nutrientes que agem na estrutura dos fios de cabelo, deixando-os macios, brilhantes, hidratados e sem frizz. Assim, esse óleo é uma ótima opção para proteger os cabelos contra os danos causados por produtos químicos ou tratamentos com calor. Conheça outros óleos indicados para os cabelos.
2. Hidratar a pele
Quando aplicado na pele, o óleo de argan mantém a barreira de proteção natural da pele, reduzindo a saída de água e promovendo, assim, a hidratação da pele.
Além disso, a ingestão do óleo de argan também melhora a hidratação da pele, podendo ser indicado para aliviar o ressecamento da pele.
3. Favorecer a cicatrização
Por ter ótimas quantidades de polifenois, vitamina E e ácidos graxos insaturados, o óleo de argan pode favorecer a cicatrização de feridas. Confira outros cicatrizantes naturais.
Além disso, por sua ação cicatrizante e anti-inflamatória, o óleo de argan também pode ajudar no tratamento de queimaduras, eczema e psoríase.
4. Prevenir o envelhecimento precoce
O óleo de argan contém vitamina E e polifenois com propriedades antioxidantes, que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres, prevenindo a formação de rugas e o envelhecimento precoce.
Além disso, o óleo de argan também melhora a elasticidade, evitando a flacidez da pele.
5. Ajudar no tratamento da acne
Por ter ação anti-inflamatória, o óleo de argan diminui a irritação e vermelhidão da pele, ajudando no tratamento da acne, ou espinhas. Veja outras opções de tratamento para espinhas.
O óleo de argan também mantém a pele hidratada, controlando a produção de sebo, uma substância oleosa produzida pela pele e que, quando está em excesso, bloqueia os poros, provocando o surgimento da acne.
6. Prevenir doenças cardiovasculares
Sendo rico em Vitamina E e ômega 3, 6 e 9, nutrientes e gorduras saudáveis com ação anti-inflamatória, o óleo de argan, quando ingerido, promove a saúde das artérias e evita a formação de coágulos, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto, pressão alta e aterosclerose.
Além disso, a ingestão de óleo de argan também ajuda a controlar os níveis de colesterol "ruim", LDL, e triglicerídios no sangue, já que possui ação antioxidante, impedindo a oxidação das células de gordura pelos radicais livres.
Como usar
O óleo de argan pode ser usado para diversas finalidades:
- Para hidratar os cabelos: Adicionar algumas gotas do óleo de argan à máscaras capilares e aplicar a mistura nos fios, molhados e limpos, deixando agir por 15 minutos. Em seguida, lavar com shampoo para remover bem os resíduos da máscara;
- Para diminuir o frizz dos cabelos: Com os fios limpos, colocar algumas gotas do óleo de argan nas mãos e passar nas pontas dos cabelos, com os dedos;
- Para hidratar a pele: Com a pele limpa, pingar de três a cinco gotas desse óleo puro na pele do corpo ou rosto, massageando bem.
Além disso, o óleo de argan também pode ser ingerido, frio, no preparo de molhos ou temperar saladas, legumes cozidos e pães, por exemplo. Nesse caso, é importante sempre procurar pelo óleo de argan que tenha a definição de "óleo de argan comestível" ou "óleo de argan para uso culinário".
Possíveis efeitos colaterais
Os possíveis efeitos colaterais com o uso do óleo de argan na pele são irritação, dermatite e acne. Já quando é ingerido, o óleo de argan pode causar náuseas, gases, diarreia, perda de apetite ou inchaço.
Quando aplicado na raiz dos cabelos, o óleo de argan pode aumentar a oleosidade, provocando o surgimento de caspa, principalmente em pessoas com cabelos oleosos.
Quem não deve usar
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem sempre consultar o médico antes de ingerir o óleo de argan, porque ainda não existem estudos comprovando a segurança no consumo desse óleo nessas situações.