Pamoato de pirantel é um anti-helmíntico indicado para o tratamento de infestações parasitárias do trato gastrointestinal, pois gerando a imobilização dos vermes e sua expulsão pelo intestino.
Este medicamento é eficaz no combate a parasitas sensíveis, como oxiúros, lombrigas e ancilostomídeos, por exemplo, podendo ser utilizado em adultos e crianças.
O embonato de pirantel pode ser adquirido nas farmácias na forma de comprimidos ou suspensão oral, com os nomes comerciais Combantrin ou Ascarical, e deve ser sempre utilizado sob indicação médica.
Para que serve
O pamoato de pirantel é indicado para o tratamento de:
- Enterobius vermicularis (oxiúrus);
- Ascaris lumbricoides (ascaridíase);
- Ancylostoma duodenale e Necator americanus (ancilostomíase);
- Trichostrongylus colubriformis e T. orientalis.
O pamoato de pirantel tem ação bloqueadora neuromuscular sobre helmintos, imobilizando os parasitas e provocando sua expulsão pelo intestino, sendo eficaz contra formas maduras e imaturas desses parasitas.
Esse remédio deve ser usado com orientação do clínico geral ou pediatra, que deve indicar a dose correta de acordo com a idade.
Como usar
O pamoato de pirantel deve ser tomado por via oral, sendo encontrado na forma de suspensão oral ou comprimidos, devendo ser usado com indicação médica.
1. Pamoato de pirantel suspensão oral 50 mg/mL
A dose recomendada de pirantel suspensão oral é de 10 mg por kg de peso corporal em dose única,conforme orientação médica.
De forma geral, as doses variam de acordo com a idade e peso corporal, e inclui:
O pamoato de pirantel não deve ser utilizado por crianças com menos de 2 anos.
Quando ocorrem infecções mais graves, o médico pode ajustar as doses.
2. Pamoato de pirantel comprimidos 750 mg
A dose recomendada de pirantel em comprimidos é de 10 mg por kg de peso corporal em dose única, sempre orientada pelo médico.
As doses recomendadas do comprimido de pirantel 750 mg para adultos são de 3 comprimidos 750 mg em dose única.
Cuidados durante o tratamento
A presença de infestação por algum destes parasitas em um membro da família ou em grupos de pessoas próximas pode indicar a existência da infestação em outros membros.
Nestas circunstâncias, recomenda-se a administração deste medicamento a toda a família ou a todos os membros do grupo de pessoas próximas, conforme orientação médica.
Além disso, recomenda-se a limpeza rigorosa de roupas e quartos para destruir os ovos do parasita, o que ajudará a prevenir a reinfestação. Saiba mais sobre como eliminar parasitas.
Possíveis efeitos colaterais
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns com o uso deste medicamento incluem perda de apetite, cólicas e dores abdominais, náuseas, vômitos, tonturas, sonolência ou dor de cabeça.
Quem não deve usar
O pirantel está contraindicado para pessoas com alergia a algum dos componentes da fórmula.
Este medicamento não é recomendado para menores de 2 anos, a menos que autorizado pelo pediatra.
Além disso, o pirantel é contraindicado na gravidez (especialmente no 1º trimestre), durante a amamentação ou para pessoas com insuficiência hepática.