Farinha de maracujá: para que serve e como fazer

A farinha de maracujá é rica em pectina, uma fibra que forma um tipo de gel no estômago, aumentando o tempo de digestão dos alimentos e prolongando a saciedade ao longo do dia, ajudando, por isso, na perda de peso.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Por ser rica em fibras, a farinha de maracujá também possui propriedades hipoglicêmicas e hipolipemiantes, ajudando a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. Veja uma lista de alimentos ricos em fibra.

A farinha de maracujá é obtida da casca da fruta e pode ser feita em casa ou adquirida em lojas de produtos naturais e supermercados, podendo ser adicionada em sopas, sucos, leite, vitaminas, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

Por ser rica em fibras, a farinha de maracujá possui diversos benefícios para a saúde, podendo ser indicada para:

1. Ajudar na perda de peso

A farinha de maracujá é rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que se dissolve em água, formando uma mistura viscosa no estômago, o que ajuda a prolongar o tempo de digestão dos alimentos, controlando a fome ao longo do dia e ajudando na perda de peso.

2. Prevenir a diabetes

Por ser rica em fibras, a farinha de maracujá possui baixo índice glicêmico, o que ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. Conheça outros alimentos com baixo índice glicêmico.

3. Controlar o colesterol e triglicerídeos

A farinha de maracujá é rica em pectina, um tipo de fibra que diminui a absorção da gordura dos alimentos à nível intestinal, ajudando a controlar os níveis de colesterol “ruim”, o LDL, colesterol total e triglicerídeos no sangue, evitando o surgimento de doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.

4. Manter a saúde do intestino

Por ser rica em pectina, a farinha de maracujá é usada como alimento pelas bactérias benéficas presentes no intestino, preservando a saúde da flora intestinal e ajudando a prevenir a diarreia.

Além disso, a farinha de maracujá também ajuda a combater a prisão de ventre, pois contém fibras que absorvem água para as fezes, deixando-as mais macias e facilitando a evacuação.

Como fazer a farinha de maracujá

Para fazer a farinha de maracujá, deve-se seguir os seguintes passos:

Ingredientes:

  • 4 maracujás limpos.

Modo de preparo:

Retirar a polpa dos maracujás. Depois, cortar as cascas da fruta, com a parte branca e a pele, em tiras finas. Distribuir as cascas fatiadas em uma forma e levar ao forno a 200 ºC para assar até que fiquem secas e quebradiças.

Em seguida, colocar as cascas assadas no liquidificador, ou mixer, e bater até que fique em textura de farinha. Colocar a farinha em um recipiente limpo, seco e bem fechado, armazenando por até 10 dias na geladeira ou 5 dias fora da geladeira.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100g, o que equivale a 10 colheres de sopa, de farinha da casca do maracujá:

Componentes

Quantidade em 10 colheres de sopa (100g)

Energia

169 calorias

Gorduras 1,9 g

Carboidratos

37,44 g

Proteínas

3,89 g

Fibras

42,7 g

Para se obter todos os benefícios da farinha de maracujá, é importante manter uma alimentação variada e saudável e praticar atividades físicas regularmente.

Como consumir

A farinha de maracujá pode ser consumida durante as refeições, podendo-se adicionar 1 colher de sopa em preparações como sopas, sucos, vitaminas e leites.

Além disso, a farinha de maracujá também pode ser usada como base em receitas como bolos, crepes, pães e biscoitos.

Receitas saudáveis com farinha de maracujá

Imagem ilustrativa número 2

A farinha de maracujá pode ser usada em receitas saudáveis e saborosas, como crepes e vitaminas:

1. Crepe de farinha de maracujá

Ingredientes:

  • 2 colheres de farinha de de casca de maracujá;
  • 2 ovos;
  • 1 colher de sobremesa de farinha de linhaça;
  • 1 colher de sobremesa de sementes de chia;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo:

Em uma tigela, bater os ovos com um garfo. Adicionar os demais ingredientes e misturar bem até obter uma mistura consistente. Aquecer uma frigideira antiaderente e colocar a massa.

Deixar o crepe cozinhar, em fogo médio, por 3 minutos e virar a massa para cozinhar do outro lado. Transferir o crepe para um prato e servir.

2. Suco de morango com farinha de maracujá

Ingredientes:

  • 200 ml de água filtrada ou fervida;
  • 1 colher de sopa de farinha de casca de maracujá;
  • 5 morangos;
  • 3 folhas de hortelã.
  • Pedras de gelo a gosto.

Modo de preparo:

Lavar bem os morangos e as folhas de hortelã. Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até ficar uma mistura homogênea. Servir em seguida.

Vídeos relacionados

7 Alimentos para EMAGRECER mais rápido

13:16 | 259.499 visualizações

SUCO IDEAL para soltar o INTESTINO PRESO

10:15 | 1.620.349 visualizações