Alguns remédios caseiros como o suco de melancia com gengibre e o chá de hortelã, melhoram a digestão dos alimentos e diminuem a sensação de estômago cheio, estimulando a fome e ajudando a abrir o apetite.
Além disso, o chá de equinácea também pode ajudar a abrir o apetite por conter alquilamidas, compostos bioativos que atuam no sistema nervoso central aumentando a vontade de comer.
No entanto, a falta de apetite também pode indicar um sintoma de alguma doença. Por isso, em casos de perda de apetite sem motivo aparente, é recomendado consultar um médico para avaliar as possíveis causas e recomendar o tratamento mais adequado, caso seja necessário.
Alguns remédios caseiros naturais para ajudar a abrir o apetite são:
1. Chá de hortelã
O chá de hortelã melhora a digestão dos alimentos e diminui a sensação de estômago cheio, sendo uma ótima opção para estimular a fome e abrir o apetite.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas de hortelã-pimenta;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Ferver a água em uma chaleira e, após, retirar do fogo. Adicionar as folhas de hortelã, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar e beber. Beber o chá 30 minutos antes das refeições, no máximo 4 vezes ao dia.
Cuidados: o chá de hortelã não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando, assim como não é indicado para pessoas com refluxo, hérnia de hiato, pedra nos rins ou na vesícula, ou inflamação na vesícula biliar. Esse chá também não é indicado para crianças com menos de 5 anos de idade.
2. Suco de laranja e levedura de cerveja
A cenoura e a levedura de cerveja são ótimas opções para ajudar a abrir o apetite, por serem ricas em vitamina B1, uma vitamina que, quando está em deficiência no organismo, diminui a fome e a vontade de comer.
Ingredientes:
- 1 cenoura pequena;
- 200 ml de água fervida ou filtrada;
- 1 colher de sopa de levedura de cerveja.
Modo de preparo:
Lavar bem a cenoura e cortar em cubos. Colocar a cenoura e a levedura de cerveja no liquidificador e bater bem até ficar uma mistura homogênea. Beber este suco 1 vez ao dia.
Cuidados: crianças, assim como mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem consumir a levedura de cerveja. Além disso, pessoas com alergia a fermentos, com doença de Crohn, ou que usam remédios para depressão, devem consultar um médico antes de consumir a levedura de cerveja.
3. Chá de equinácea
O chá de equinácea possui alquilamidas, compostos bioativos com atividade canabimimética, que atuam no sistema nervoso central ligando-se nos receptores canabinóides, estimulando a fome e abrindo o apetite.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de raiz ou folhas de equinácea;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Em uma panela, ferver a água e, após, retirar do fogo. Adicionar a raiz ou folhas da equinácea e tampar. Deixar repousar por 10 minutos, coar e beber até 2 vezes por dia antes das refeições.
Cuidados: Esse chá não é indicado para crianças, mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Assim como não é recomendado para pessoas que tenham tuberculose, leucemia, esclerose múltipla, ou doenças autoimunes, como artrite reumatoide, lúpus ou psoríase.
4. Suco de maracujá com gengibre
O maracujá ajuda a abrir o apetite por conter kaempferol e quercetina, compostos bioativos que agem no sistema nervoso central diminuindo a ansiedade e o estresse, situações que podem causar a perda da fome.
Já o gengibre é uma raiz com propriedades antieméticas, facilitando o esvaziamento do estômago e evitando a má digestão, sendo um uma boa opção para estimular o apetite.
Ingredientes:
- Polpa de 1 maracujá;
- 200 ml de água filtrada ou fervida;
- 2 cm de gengibre fresco;
- 1 colher de sobremesa de mel ou adoçante;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Lavar o maracujá, retirar a polpa e colocar em um liquidificador. Acrescentar a água, o gengibre, o mel e o gelo, batendo no liquidificador por 2 minutos. Transferir o suco para um copo e beber entre as refeições ou antes de dormir.
Cuidados: O gengibre não é indicado para pessoas com pedra na vesícula, doenças hemorrágicas ou que utilizam medicamentos anticoagulantes. Pessoas que usam remédios para controle da pressão alta e da diabetes só devem consumir o gengibre sob a orientação de um médico.
O maracujá não é indicado para pessoas com pressão baixa, e para pessoas que usam remédios antidepressivos, calmantes e anticoagulantes.