Alguns remédios caseiros como o óleo essencial de melaleuca e o chá de gengibre com mel, ajudam no tratamento da garganta inflamada, por que possuem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana, diminuindo a inflamação e a dor na garganta.
Além disso, o gargarejo de água morna e sal também ajuda a aliviar a inflamação na garganta, porque tem ação antibacteriana, eliminando possíveis bactérias que estejam agravando essa inflamação.
A garganta inflamada pode surgir devido a situações como rinite ou resfriado, amigdalite ou COVID-19 por exemplo. Por isso, em caso de garganta inflamada, é recomendado consultar um médico, para avaliar a possível causa e iniciar o tratamento mais adequado. Entenda melhor as causas e como tratar a garganta inflamada.
Alguns remédios caseiros naturais que ajudam no tratamento da garganta inflamada são:
1. Óleo essencial de melaleuca
O óleo essencial de melaleuca, também conhecido por tea tree, tem propriedades bactericidas, antissépticas e anti-inflamatórias, sendo uma ótima opção para ajudar no tratamento da garganta inflamada.
Ingredientes:
- 2 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree);
- 1 colher de sobremesa de óleo vegetal (coco, azeite ou abacate);
- 200 ml de água morna.
Modo de preparo:
Num copo, misturar bem, com uma colher, o óleo essencial e o óleo vegetal. Depois, adicionar a água, misturando bem. Após a higiene bucal, gargarejar 3 vezes com a mistura, cuspindo a água a seguir. Repetir o procedimento mais 3 vezes. Fazer esse gargarejo 1 vez ao dia.
Esse gargarejo não pode ser ingerido. Pessoas com pele sensível devem evitar esse gargarejo, pois o óleo essencial de melaleuca pode causar a irritação da pele.
2. Chá de gengibre com mel
O mel ajuda a hidratar, diminuindo a irritação na garganta. Já o gengibre ajuda a tratar a garganta inflamada, porque é rico em gingerol, chogaol e zingerona, compostos fenólicos com potente ação anti-inflamatória, bactericida e antimicrobiana.
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de água;
- 1 cm de raiz de gengibre fresco;
- 1 colher de sobremesa de mel.
Modo de preparo:
Em uma panela, colocar o gengibre e a água e levar ao fogo baixo para ferver por 10 minutos. Deixar a mistura amornar, coar, adoçar com mel e beber até 3 xícaras desse chá por dia.
Esse chá não é indicado para crianças com menos de 6 anos e pessoas com pedra na vesícula. Assim como também é contraindicado para quem tem alergia ao mel, intolerância à frutose, síndrome do intestino irritável, doenças hemorrágicas ou que usam remédios anticoagulantes.
Além disso, mulheres grávidas e pessoas que usam remédios para controlar a pressão alta e a diabetes só devem consumir esse chá sob a orientação de um médico.
3. Chá de anis-estrelado
O chá de anis-estrelado é uma boa opção de remédio caseiro para garganta inflamada, por ser rico em compostos fenólicos com ação antiviral, anti-inflamatória e antibacteriana, que ajudam a aliviar a dor de garganta.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de sementes de anis-estrelado moído ou 2 estrelas de anis;
- 250 ml de água fervente.
Modo de preparo:
Em uma panela, ferver a água. Após apagar o fogo, adicionar as sementes ou as estrelas de anis à água, tampar e deixar repousar por 10 minutos. Em seguida, coar e beber até 3 xícaras desse chá por dia.
Esse chá é contraindicado para crianças, pessoas com níveis de estrogênio alto no organismo e mulheres grávidas ou que estejam em período de amamentação.
4. Xarope de eucalipto e própolis
O xarope de eucalipto e própolis tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que fortalecem o sistema imunológico, combatendo a inflamação na garganta e nas vias respiratórias.
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de folhas picadas de eucalipto;
- 1 xícara de água;
- 5 gotas de extrato de própolis.
Modo de preparo:
Em uma panela, colocar as folhas de eucalipto e a água, levando ao fogo para ferver por 1 minuto. Apagar o fogo, tampar e deixar repousar por 5 minutos. Coar, adicionar o própolis, misturando bem, e beber. É recomendado beber 1 xícara desse xarope até 3 vezes por dia.
Esse xarope não deve ser usado por crianças com menos de 3 anos, durante a gravidez ou amamentação. Da mesma forma que esse xarope não é indicado para pessoas com alergia a abelhas ou ao eucalipto, com problemas na vesícula ou no fígado.
5. Gargarejo com água morna e sal
O gargarejo de água morna e sal alivia a irritação na garganta, porque ajuda a dissolver o muco que pode estar presente na garganta, causando desconforto. Além disso, o sal tem ação antibacteriana, eliminando possíveis bactérias que estejam causando a garganta inflamada.
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de água morna;
- 1 colher de sopa de sal.
Modo de preparo:
Misturar bem os ingredientes com uma colher, até o sal se dissolver completamente. Após a higiene oral, gargarejar com a mistura pelo máximo de tempo que conseguir, cuspindo a água em seguida. Repetir o procedimento mais 3 vezes. Fazer esse gargarejo de 3 a 4 vezes por dia, ou conforme necessário. Veja outras receitas de gargarejos para garganta inflamada.
6. Chá de camomila
O chá de camomila possui ação anti-inflamatória, fortalecendo o sistema imunológico e ajudando no tratamento da garganta inflamada. Já o mel ajuda a hidratar, aliviando a irritação na garganta.
Ingredientes:
- 1 colher de chá de de flores secas de camomila;
- 1 xícara de chá de água.
Modo de preparo:
Em uma panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Apagar o fogo, adicionar as flores de camomila, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar a bebida e beber até 4 xícaras desse chá por dia.
Esse chá camomila não é indicado para bebês com menos de 6 meses e pessoas com alergia à camomila e a plantas da mesma família como margarida, ambrósia e crisântemos. Além disso, pessoas que estejam usando anticoagulantes, sedativos, analgésicos ou outros medicamentos, devem falar com um médico antes de tomar esse chá.
O chá com a camomila (Matricaria recutita) pode ser usado durante a gravidez e a amamentação. Entretanto, o chá de camomila-romana deve ser evitado, pois ainda não existem estudos que comprovem a segurança do uso desse tipo da planta durante a gravidez e a amamentação.
7. Suco de romã com mel
A romã tem ação anti-inflamatória e antimicrobiana, fortalecendo o sistema imunológico e aliviando inflamações na garganta, como laringite, faringite e amigdalite. Já o mel lubrifica, diminuindo o desconforto e a dor na garganta.
Ingredientes:
- Polpa de 1 romã;
- 1 colher de chá de mel;
- 200 ml de água.
Modo de preparo:
Colocar a polpa da romã, a água e o mel no liquidificador. Bater por 2 minutos ou até a bebida ficar bem homogênea. Transferir para um copo e servir. Esse suco pode ser consumido até 2 vezes por dia.
Esse suco não deve ser consumido para crianças menores de 2 anos e por pessoas com intolerância à frutose, síndrome do intestino irritável ou alergia ao mel. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando devem consultar um médico antes de consumir esse suco.
8. Chá de hortelã
O chá de hortelã possui propriedades analgésicas, antivirais, anti-inflamatórias e antibacterianas, ajudando a combater a inflamação na garganta e aliviando sintomas como dor de garganta, tosse e congestão nasal.
Ingredientes:
- 1 xícara de chá de água;
- 1 colher de sopa de folhas de hortelã.
Modo de preparo:
Numa panela, colocar a água e levar ao fogo para ferver. Apagar o fogo, adicionar as folhas de hortelã, tampar a panela e deixar repousar por 5 minutos. Coar a bebida e beber em seguida. Beber até 4 xícaras desse chá por dia.
O chá de hortelã não é indicado para mulheres grávidas ou que estejam amamentando. Da mesma forma que não é indicado para crianças com menos de 5 anos e para pessoas com refluxo, hérnia de hiato, pedra nos rins ou na vesícula e inflamação da vesícula biliar.