9 sintomas de prolapso da válvula mitral

O prolapso da válvula mitral normalmente não causa sintomas, sendo percebido apenas durante exames cardíacos de rotina. No entanto, em alguns casos pode haver dor no peito, cansaço após esforço, falta de ar e alterações nos batimentos cardíacos, sendo recomendado buscar ajuda do cardiologista para que se possa iniciar o tratamento.

O prolapso da válvula mitral é uma alteração no coração que pode levar à passagem indevida de sangue do ventrículo esquerdo para o átrio direito, podendo ser causada por alterações genéticas ou consequência de outras doenças, como febre reumática ou síndrome de Ehlers-Danlos, por exemplo. Conheça mais sobre o prolapso da válvula mitral.

O diagnóstico do prolapso da válvula mitral deve ser feito pelo cardiologista a partir da avaliação do histórico de saúde da pessoa e sintomas, além de também ser indicada a realização de exames que avaliam o funcionamento do coração.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas do prolapso da válvula mitral são:

  1. Dor no peito;
  2. Cansaço após esforços;
  3. Falta de ar;
  4. Tonturas e desmaios;
  5. Batimentos cardíacos acelerados;
  6. Dificuldade para respirar na posição deitada; 
  7. Sensação de dormência nos membros;
  8. Pânico e ansiedade;
  9. Palpitações, sendo possível perceber os batimentos cardíacos anormais.

O sintomas do prolapso da válvula mitral, quando surgem, podem desenvolver-se lentamente, por isso, assim que forem percebidas qualquer alteração, é recomendado ir ao cardiologista para que sejam feitos exames e, assim, seja concluído o diagnóstico e iniciado o tratamento.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico do prolapso da válvula mitral é feito pelo cardiologista por meio da análise do histórico clínico do paciente, sintomas apresentados e de exames, como o eco e eletrocardiograma, ausculta do coração, radiografia do tórax e ressonância magnética do coração.

Esses exames são feitos com o objetivo de avaliar os movimentos de contração e relaxamento do coração, bem como a estrutura do coração. Além disso, é por meio da ausculta do coração que o médico ouve o click mesossistólico e o sopro após o click, que é característico do prolapso da válvula mitral, concluindo o diagnóstico.

Como é feito o tratamento

Normalmente o prolapso da válvula mitral não precisa de tratamento, já que não apresenta sintomas, porém nos casos mais graves e sintomáticos, o cardiologista pode recomendar o uso de alguns medicamentos, como antiarrítmicos, diuréticos, betabloqueados ou anticoagulantes. Além dos medicamentos, pode ser necessário em alguns casos a realização de cirurgia para reparar ou substituir a válvula mitral.