O que são:
Os "superalimentos" são alimentos que possuem propriedades e benefícios superiores e diversificados, uma vez que são muito ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais e ácidos graxos. Eles tanto podem ser frutas, sementes, vegetais ou plantas medicinais, que podem ser usados para enriquecer de forma natural a dieta.
Sementes de chia, açaí, mirtilo, bagas Goji ou spirulina, são alguns exemplos de superalimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, que ajudam a completar e enriquecer a dieta, com as suas propriedades e sabores.
1. Sementes de chia
As sementes de chia são conhecidas por serem um superalimento devido à sua composição rica em fibras e proteínas de origem vegetal. Este é um alimento extremamente saciante, que pode ser facilmente adicionado para enriquecer outros alimentos como saladas, cereais ou em bolos, por exemplo.
Além disso, a chia por ser uma fonte rica em fibras é ótima para ajudar a regular o intestino, sendo uma opção natural para quem sofre de prisão de ventre.
2. Açaí
O açaí além de ser uma excelente fonte de energia, é umas das fontes mais ricas de antioxidantes, sendo também rico em ferro e cálcio. Este fruto melhora a aparência da pele e ajuda a prevenir o envelhecimento, fortalece o sistema imunitário e previne o aparecimento de câncer.
O açaí além de poder ser comido fresco na forma de fruto, também pode ser comprado na forma de polpa ou suplemento alimentar.
3. Bagas goji
As bagas goji são bagas versáteis, pois tanto servem para ajudar a emagrecer e secar a barriga, como melhoram a aparência da pele, fortalecem o sistema imunológico do corpo e previnem o surgimento de doenças como gripe ou câncer, por exemplo.
As bagas goji podem ser facilmente consumidas na forma de cápsulas ou secas, sendo fáceis de adicionar em sucos ou batidos, por exemplo.
4. Mirtilo
O Mirtilo é um fruto que consiste numa excelente fonte de fibra, vitamina A e vitamina C, além de também ser bastante rico em antioxidantes. Este fruto é uma ótima opção para colocar na dieta pois além de ajudar a emagrecer, ele melhora também a aparência da pele e combate o envelhecimento precoce.
O Mirtilo além de poder ser comido fresco na forma de fruto, também pode ser comprado seco ou na forma de suplemento alimentar em cápsulas.
5. Spirulina
A Spirulina é uma alga que consiste num excelente suplemento alimentar, pois é rica em minerais, vitaminas, proteínas e aminoácidos. Este superalimento ajuda a emagrecer e aumenta a saciedade, purifica o organismo e melhora o cansaço e a recuperação muscular após a prática de atividade física.
Para tomar Spirulina, é possível optar pela suplementação em cápsulas ou usar extratos secos da alga para adicionar em batidos ou sucos.
6. Castanha do Pará
A Castanha-do-pará, ou Castanha-do-brasil, é outro superalimento que é conhecido pelos seus benefícios para a saúde, que incluem proteção do coração, redução da pressão alta, melhoria da aparência da pele e prevenção do câncer. Este fruto é rico em antioxidantes, magnésio, selênio, vitamina E e arginina.
Para obter os benefícios da Castanha-do-pará, é recomendado comer 1 castanha por dia.
7. Maca peruana
A Maca peruana é um tubérculo, como a cenoura, rico em fibras e gorduras essências. Apesar de não ser muito saborosa, a Maca Peruana ajuda a diminuir o apetite, melhora o trânsito intestinal e aumenta o desejo sexual.
Este superalimento pode ser facilmente consumido na forma de pó, para colocar em vitaminas ou sucos, ou na forma de cápsulas.