Os suplementos para engordar, como whey protein, maltodextrina, creatina e vitamina B12, ajudam a aumentar a energia, estimular o apetite e favorecer o ganho de massa muscular, promovendo o ganho de peso de forma saudável.
No entanto, para ajudar a engordar os suplementos alimentares devem ser consumidos junto com uma alimentação saudável e balanceada, associada a prática regular de exercícios físicos. Veja como fazer uma dieta para engordar.
Os suplementos alimentares para engordar devem ser usados de preferência com a orientação do nutricionista, após uma avaliação do estado de saúde e das necessidades nutricionais individuais.
Leia também: Suplementos alimentares: o que são, para que servem, tipos e como tomar tuasaude.com/suplementos-alimentaresSuplementos para engordar
Alguns exemplos de suplementos para engordar são:
1. Whey protein
O whey protein é um suplemento indicado para ajudar no ganho de peso de homens e mulheres, pois melhora o rendimento durante e favorece a recuperação muscular após os treinos, favorecendo o aumento dos músculos.
Como usar: O whey protein pode ser consumido diluído em água, leite ou suco, ou ainda batido no liquidificador com frutas, por exemplo. A quantidade geralmente indicada de whey protein por dia varia entre 20 e 40 g do whey protein, que pode ser tomado até 2 horas após os exercícios de resistência.
Leia também: Whey Protein: para que serve, tipos e como tomar tuasaude.com/whey-protein2. Creatina
A creatina fornece energia para os músculos, evitando a fadiga e melhorando o desempenho físico durante os treinos. Assim, a creatina é um suplemento que pode ser indicado para promover o ganho de massa muscular e ajudar, assim, a engordar.
Como usar: a creatina pode ser usada na forma de cápsulas ou em pó e geralmente na dosagem de 3 a 5 g por dia, por pelo menos 3 meses.
A creatina pode ser consumida em qualquer hora do dia, antes ou após o treino, sendo recomendado ingerir junto com alimentos ou suplementos fonte de carboidratos, como laranja, aveia ou maltodextrina, e proteínas, como ovo, atum ou whey protein, por exemplo, pois esses nutrientes melhoram a absorção e o uso da creatina pelos músculos.
Leia também: Creatina: o que é, para que serve, efeitos colaterais e contraindicações tuasaude.com/creatina3. Vitamina B12
A vitamina B12 é um suplemento que ajuda pessoas com deficiência dessa vitamina a engordar. Isso acontece porque a deficiência de vitamina B12 provoca perda do apetite e enjoos, levando à perda de peso.
Assim, tomar o suplemento de vitamina B12, nestes casos, aumenta a fome, ajudando a engordar.
Como usar: o suplemento de vitamina B12 pode ser usado na forma de comprimido ou pastilhas e a dosagem recomendada varia entre 1 a 2 mg por dia, conforme a indicação do nutricionista.
4. Maltodextrina
A maltodextrina é um suplemento que ajuda a engordar, por ser um carboidrato que melhora a performance durante os treinos além de fornecer energia para a formação de massa muscular, especialmente em praticantes de atividades de alta resistência.
Como usar: a maltodextrina pode ser tomada antes, durante ou após os treinos, conforme os objetivos de cada pessoa e a quantidade geralmente indicada é de 10 a 30 gramas, que deve ser diluída em 200 a 300 ml de água ou outra bebida.
A maltodextrina também pode ser ingerida junto com outros suplementos, como creatina e whey protein.
Leia também: Maltodextrina: o que é, para que serve e como tomar tuasaude.com/maltodextrina5. Dextrose
A dextrose é um carboidrato que fornece energia de forma rápida para o corpo, sendo um bom suplemento para melhorar o desempenho físico durante os treinos e ajudar na recuperação muscular, promovendo o ganho de músculo e ajudando, assim, a engordar.
Como usar: a dextrose deve ser consumida durante ou logo após os treinos e a dosagem normalmente indicada é de 30 gramas por dia, que deve ser diluída em 200 ou 300 ml de água ou outra bebida.
Além disso, a dextrose também pode ser consumida junto com suplementos proteicos, como creatina ou whey protein. Veja como tomar a dextrose.