Este teste de saúde mental é uma ferramenta simples e rápida para verificar o seu nível de sofrimento mental e bem-estar. Foi baseado no General Health Questionnaire (GHQ), um teste com 12 perguntas, que pode ser usado na prática clínica para avaliar de forma geral a saúde mental de uma pessoa.
Para saber como está sua saúde mental, faça nosso teste, selecionando em cada pergunta a opção de resposta que melhor identifica como se sentiu nas últimas duas semanas:
A saúde mental depende especialmente da capacidade da pessoa em lidar com as demandas e problemas da vida e pode afetar também a sua saúde física, aumentando o risco de doenças como diabetes, problemas do coração e AVC.
Este não tem o objetivo de dar um diagnóstico e, portanto, não substitui a consulta com um psicólogo ou psiquiatra.
O que este teste avalia?
Este teste de saúde mental foi baseado na versão de 12 perguntas do questionário General Health Questionnaire (GHQ) e avalia sintomas que podem indicar sofrimento mental baseado em como a pessoa se sentiu nas últimas 2 semanas.
A saúde mental envolve várias dimensões do dia a dia, desde como a pessoa se sente emocionalmente, percebe as situações que vive e se relaciona com outras pessoas.
Quem pode fazer o teste
Este teste de saúde mental é recomendado para adolescentes (geralmente a partir de 10 anos de idade) e adultos, podendo ser indicado para identificar transtornos mentais comuns, como depressão e ansiedade. Conheça os problemas mentais mais comuns.
Como funciona o teste
Este teste de saúde mental apresenta 12 perguntas com 4 opções de resposta cada uma, sendo indicado que a pessoa responda levando em consideração como se sentiu nas últimas 2 semanas.
Cada resposta possui um valor que, normalmente, é de 0 ou 1 e, ao terminar de responder todas as perguntas, é dada uma pontuação que corresponde ao somatório dos valores de cada resposta.
A pontuação mínima é 0 e a máxima, 12, sendo que pontuações altas indicam uma pior saúde mental. Além disso, pontuações maiores que 3 ou 4, podem indicar um sofrimento mental mais intenso, sendo recomendado consultar um psiquiatra ou psicólogo para uma avaliação.
O que pode influenciar o resultado?
O resultado do teste de saúde mental pode ser influenciado alguns fatores como:
- Idade, podendo as perguntas não serem compreendidas por pessoas muito jovens ou idosas, por exemplo;
- Períodos estressantes, como estar sofrendo de violência e problemas familiares ou financeiros;
- Capacidade para lidar com problemas, que varia de pessoa para pessoa;
- Problemas psiquiátricos, como depressão ou ansiedade;
- Doenças que afetam o raciocínio e/ou compreensão, como deficiência intelectual ou demência.
Além disso, problemas na saúde mental também podem causar sintomas físicos, como suor excessivo, coração acelerado e temores. Por isso, o resultado do teste também pode ser influenciado por não ter perguntas específicas para este tipo de sintoma. Confira os principais sintomas físicos de estresse, por exemplo.