Pimenta: 6 benefícios, tipos e como consumir

A pimenta é um fruto rico em antioxidantes, vitamina C, vitamina A e compostos alcaloides, que proporcionam diversos benefícios à saúde, como promover a perda de peso, manter a saúde do coração e aumentar as defesas, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além disso, a capsaicina, que é um composto bioativo presente na pimenta, também pode ser usado como repelente na agricultura, na pecuária e na indústria farmacêutica. Conheça outros repelentes naturais.

Existem diferentes tipos desse fruto como pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro, pimenta caiena e pimenta dedo-de-moça, por exemplo, que variam na forma, cor, sabor e grau de picância, e que podem ser usados na forma fresca, seca ou em pó para temperar diversas preparações.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

A pimenta possui ação antioxidante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Por isso, os principais benefícios da pimenta para a saúde são:

1. Promover a perda de peso

A pimenta possui capsaicina, um composto bioativo que acelera o metabolismo e aumenta a temperatura corporal, ajudando na queima de calorias e promovendo a perda de peso.

Além disso, a pimenta também contém vitaminas do complexo B, que estão diretamente relacionadas com a regulação do metabolismo.

2. Aumentar a libido

A pimenta aumenta a frequência cardíaca, a temperatura corporal e a circulação de sangue, favorecendo a libido. Além disso, a capsaicina presente esse fruto também atua no sistema nervoso central, estimulando a liberação de endorfina, um hormônio que estimula a sensação de prazer, bem-estar e felicidade.

3. Fortalecer o sistema imunológico

A vitamina C presente na pimenta fortalece o sistema imunológico, pois este nutriente ajuda a melhorar a multiplicação das células de defesa do organismo; diminui o estresse oxidativo; e favorece a produção de glóbulos brancos, conhecidos como linfócitos e fagócitos, ajudando a combater microrganismos.

Além disso, a pimenta também contém vitamina A e carotenóides que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

4. Manter a saúde do coração

A pimenta ajuda a manter a saúde do coração, porque a capsaicina possui ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e reduzindo, assim, o risco de doenças como AVC, aterosclerose e infarto.

Além disso, a vitamina C presente na pimenta também ajuda a relaxar e melhorar as funções dos vasos sanguíneos, regulando a pressão arterial e prevenindo a pressão alta.

5. Regular o açúcar no sangue

A capsaicina, o principal componente da pimenta, tem sido relacionada com o controle do metabolismo da glicose, ajudando na redução dos níveis de açúcar no sangue e estimulando a liberação de insulina, sendo uma excelente opção para prevenir e controlar a diabetes.

6. Potente antioxidante e anti-inflamatório

Os compostos bioativos e nutrientes da pimenta possuem propriedades antioxidantes, que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer, como mama, próstata, pulmão e pâncreas, por exemplo. Isto porque segundo alguns estudos [3] [4], a pimenta tem elevada capacidade de combater os radicais livres, destruir e impedir a multiplicação de células tumorais.

Além disso, a capsaicina, os flavonoides e os compostos fenólicos presentes na pimenta também possuem ação anti-inflamatória, ajudando no tratamento de dores associadas à artrite, psoríase ou neuropatia diabética. Veja como usar a capsaicina para dor.

Veja outros benefícios da pimenta com a nutricionista Tatiana Zanin:

PIMENTA faz bem e ajuda a emagrecer

05:27 | 88.329 visualizações

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de alguns tipos de pimenta:

Componentes

Pimenta-do-reino preta (100g)

Pimenta-do-reino branca (100g)

Jalapeño (100g)

Energia

304 calorias

306 calorias

22 calorias

Carboidratos

44,5 g

48,3 g

5,3 g

Fibras

25,9 g

26,2 g

0,5 g

Proteínas

10,7 g

10,4 g

1,1 g

Vitamina A

55 mcg

1078 mcg

Caroteno

329 mcg

0,3 mcg

Cálcio

440 mg

270 mg

38 mg

Fósforo

170 mg

180 mg

27 mg

Potássio

1290 mg

73 mg

248 mg

Magnésio

180 mg

90

15 mg

Para se obter os benefícios da pimenta, é fundamental manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Tipos de pimenta e como usar

Os principais tipos de pimenta são:

  • Pimenta-do-reino: pode ser usada como tempero para todos os tipos de pratos. Veja como a pimenta-do-reino pode ser usada;
  • Pimenta rosa: embora seja chamada de pimenta, esse é um fruto da planta aroeira-vermelha e tem um sabor mais suave e frutado, podendo ser usada em carnes vermelhas, saladas, sorvetes e chocolate;
  • Jalapeño: na forma fresca é conhecida como jalapeño. Quando está madura, desidratada e defumada, é conhecida como chipotle. Tem um sabor picante e levemente adocicado, sendo usado em pratos como nachos, salsas e tacos;
  • Pimenta-de-cheiro: uma pimenta com picância média e muito aromática, sendo indicada principalmente para temperar conservas, cozidos e ensopados;
  • Pimenta malagueta: possui alto teor de picância, podendo ser usada para temperar carnes, peixes e acarajé, um prato típico da Bahia;
  • Pimenta caiena: é uma pimenta bem picante, que pode ser usada na forma fresca ou em pó, em receitas de carnes, peixes, sopas, omeletes, molhos ou chocolates;
  • Dedo-de-moça: na forma desidratada, é conhecida como pimenta calabresa. A picância dessa pimenta varia de suave a média e pode ser usada para temperar conservas, molhos ou saladas;
  • Pimenta biquinho: por ter sabor muito leve e possuir pouca picância, é uma pimenta muito usada em receitas como peixes, saladas, molhos e geleias.

Quanto mais picante é a pimenta, maior é o conteúdo de capsaicina, composto que está presente principalmente nas sementes e nas nervuras da casca da pimenta.

É importante lembrar que apesar de trazer benefícios para a saúde, o uso excessivo de pimentas pode irritar o intestino e piorar os sintomas de úlceras, gastrites e hemorroidas.

Receitas saudáveis com pimenta

Algumas receitas saudáveis e saborosas com a pimenta incluem geleias e conservas:

Imagem ilustrativa número 2

1. Pimenta em conserva

Ingredientes:

  • 300 g de pimentas variadas;
  • 300 ml de vinagre de álcool branco;
  • 2 colheres de sopa de sal;
  • Folhas de louro a gosto;
  • Alho a gosto.

Modo de Preparo:

Passar óleo ou azeite nas mãos para evitar que a picância da pimenta passe para a pele. Lavar e secar bem as pimentas, colocando-as em camadas em um pote de vidro lavado e fervido. Acrescentar as folhas de louro e os dentes de alho inteiros.

Em outro recipiente, misturar o vinagre e o sal, e colocar no vidro sobre as pimentas. Tampar bem e usar a conserva quando desejar.

2. Geleia de pimenta

Ingredientes:

  • 4 pimentas-dedo-de-moça picadas e sem sementes;
  • 1 maçã sem casca e sem sementes, ralada;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 dente de alho;
  • ¾ de xícara de chá de açúcar mascavo;
  • 1 canela em pau;
  • ½ xícara de água;
  • 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes em uma panela e misturar bem. Levar ao fogo médio e, quando levantar fervura, abaixar o fogo e deixar cozinhar por 10 minutos. Aguardar amornar, retirar o alho e a canela e servir.

Vídeos relacionados

PIMENTA faz bem e ajuda a emagrecer

05:27 | 88.329 visualizações