Úlcera: o que é, sintomas, tipos e tratamento

Úlcera é uma ferida na pele ou mucosas causada pela destruição das células e tecidos da sua superfície, expondo os tecidos mais internos, podendo afetar o estômago, esôfago, intestino, boca, olhos ou a própria pele.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Clínico Geral perto de você! Parceria com Buscar Médico

Os sintomas da úlcera podem variar de acordo com o tipo de úlcera e local afetado, podendo surgir dor no local, vômitos ou fezes com sangue, queimação no estômago ou feridas abertas na pele.

Leia também: Feridas na pele: tipos, causas (e o que fazer) tuasaude.com/feridas-na-pele

O tratamento da úlcera varia de acordo com seu tipo, podendo ser indicado pelo médico o uso de antissépticos, antibióticos, antivirais, remédios para reduzir a acidez do estômago, mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, cirurgia.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de úlcera

Os principais sintomas de úlcera são:

  • Feridas abertas na pele ou mucosas;
  • Dor no local afetado;
  • Sensação de queimação no estômago ou olhos;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Dificuldade para mastigar, engolir ou falar.

Os sintomas de úlcera variam de acordo com seu tipo, podendo ainda surgir no caso de úlceras no estômago, vômitos ou fezes com sangue.

É importante consultar o médico sempre que surgirem sintomas de úlceras para que seja diagnosticada e indicado o tratamento mais adequado de acordo com seu tipo.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da úlcera pode ser feito por diferentes médicos, como gastroenterologista, dermatologista, ginecologista, urologista, oftalmologista, clínico geral ou dentista.

Geralmente, o diagnóstico da úlcera é iniciado através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde e exame físico.

Caso seja necessário, o médico pode solicitar exames, como endoscopia, ultrassom com doppler, exames de sangue, fezes ou urina, o que varia de acordo com o tipo de úlcera.

Leia também: Endoscopia digestiva: o que é, para que serve e preparo tuasaude.com/como-e-feita-a-endoscopia

Tipos de úlcera

Os principais tipos de úlcera são:

1. Úlcera gástrica

A úlcera gástrica, ou úlcera péptica, é a ferida na mucosa que reveste o estômago, sendo geralmente causada por infecção pela bactéria Helicobacter pylori.  

Esse tipo de úlcera normalmente causa sintomas como queimação no estômago, náuseas, vômitos ou mal-estar geral.

Leia também: 7 sintomas de úlceras no estômago (e quem tem mais risco) tuasaude.com/sintomas-de-ulcera-no-estomago

Como é o tratamento: o tratamento é feito pelo gastroenterologista e normalmente envolve o uso de remédios para reduzir a acidez do estômago, como omeprazol, além de antibióticos para eliminar a bactéria H. pylori. Entenda como é feito o tratamento para úlcera gástrica.

2. Úlcera venosa

A úlcera venosa é uma ferida de difícil cicatrização que pode aparecer na pele das pernas, principalmente no tornozelo, sendo normalmente causada por má circulação. 

Esse tipo de úlcera, também conhecida como úlcera varicosa, causa sintomas como dor, coceira e vermelhidão no local ou saída de líquido ou pus na ferida. 

Leia também: Úlcera varicosa: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/ulcera-varicosa

Como é o tratamento: o tratamento é feito com a limpeza da ferida na pele, uso de meias de compressão para melhorar a circulação local, uso de pomadas ou cirurgia, de acordo com a indicação do angiologista, dermatologista ou clínico geral.

3. Úlcera por pressão

A úlcera por pressão é uma ferida na pele causada devido a pressão prolongada na pele do calcanhar, tornozelo, quadril ou cóccix, o que prejudica a circulação sanguínea local. 

Esse tipo de úlcera, também conhecida como escara ou úlcera de decúbito, é mais comum em pessoas internadas ou acamadas.

Leia também: Escaras: o que são, sintomas, causas, tratamento (e como evitar) tuasaude.com/escaras

Como é o tratamento: o tratamento é feito pelo dermatologista ou clínico geral, podendo ser indicada a mudança de posição a cada 2 a 3 horas, uso de colchão casca de ovo, curativos ou pomadas para promover a cicatrização da pele, ou desbridamento. Entenda o que é e como é feito o desbridamento de feridas.

4. Úlcera duodenal

A úlcera duodenal surge no duodeno, que é a primeira parte do intestino, que liga diretamente no estômago.

Esse tipo de úlcera geralmente é causada por infecção pela bactéria H. pylori, que agride a mucosa do duodeno, resultando em uma ferida e sintomas como dor que melhora após as refeições, náuseas e vômitos. 

Como é o tratamento: o tratamento é feito pelo gastroenterologista com o uso de remédios para diminuir a produção de ácidos e/ou antibióticos para H. pylori. Caso ocorram complicações, como sangramento ou perfuração do duodeno, o tratamento é feito com cirurgia.

5. Úlcera genital

A úlcera genital é uma ferida que pode surgir na vulva, vagina ou períneo em mulheres ou no pênis em homens, causando sintomas como dor ou ardor no local, sensação de queimação ao urinar ou ínguas na virilha. 

Esse tipo de úlcera pode ser causada por infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como herpes genital, cancro duro, donovanose ou linfogranuloma venéreo, por exemplo. Conheça as principais IST's e sintomas.

Além disso, outras causas de úlcera genital não transmitidas sexualmente são doença de Crohn ou de Behçet, ou aftas vaginais.

Leia também: Feridas na vagina: o que pode ser e o que fazer tuasaude.com/ferida-na-vagina

Como é o tratamento: no caso de IST's o ginecologista ou urologista pode indicar o uso de antivirais ou antibióticos, de acordo com o tipo de IST. Veja como é feito o tratamento das IST's.

6. Úlcera de córnea

A úlcera de córnea é uma ferida aberta na córnea que é a parte transparente que cobre o olho, causando sintomas como dor, vermelhidão no olho ou sensação de areia no olho. Saiba identificar todos os sintomas de úlcera na córnea.

Esse tipo de úlcera normalmente é causada por infecções por bactérias, vírus ou protozoários, devido a higienização inadequada das lentes de contato, mas também pode surgir devido a abrasões ou queimaduras na córnea.

Como é feito o tratamento: o tratamento deve ser feito com orientação do oftalmologista, e envolve o uso de colírios ou pomadas oftálmicas de antibióticos, antivirais e/ou corticoides. Nos casos em que não ocorre melhora com esses tratamentos, pode ser indicado o transplante de córnea.

Leia também: Transplante de córnea: como é feito, quando é indicado e recuperação tuasaude.com/transplante-de-cornea

7. Úlcera de Lipschutz

A úlcera de Lipschutz é um tipo de úlcera ou afta vaginal causando sintomas como dor para urinar ou inchaço local.

Esse tipo de úlcera vaginal é mais comum em mulheres jovens e adolescentes que ainda não possuem vida sexual ativa, e geralmente surgem após o surgimento de sintomas gripais como tosse, febre e dor no corpo.

Leia também: Afta vaginal: 10 causas (e como tratar) tuasaude.com/como-identificar-e-tratar-as-infeccoes-genitais-mais-comuns

Como é o tratamento: geralmente, essas úlceras melhoram espontaneamente, podendo ser indicado pelo ginecologista manter o local limpo ou banhos de assento. Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de pomadas anestésicas ou corticoides para ajudar a aliviar a dor. 

8. Úlcera arterial

A úlcera arterial é uma ferida na pele que surge devido a diminuição da circulação de sangue no local, sendo normalmente causada por um bloqueio das artérias por placas de gordura.

Esse tipo de úlcera provoca sintomas como feridas arredondadas, profundas e dolorosas, que não melhoram com o tempo, e dor intensa na ferida.

Como é o tratamento: o tratamento é feito pelo angiologista, dermatologista ou clínico geral que pode indicar curativos para facilitar a cicatrização e evitar infecções, remédios antiagregantes plaquetários, ou até angioplastia para desbloquear a artéria afetada.

9. Úlcera nervosa

A úlcera nervosa é um termo popular para a úlcera no estômago ou gastrite nervosa caracterizada por sintomas mais intensos em períodos de estresse. Saiba identificar os sintomas de gastrite.

Como é o tratamento: o tratamento é feito pelo gastroenterologista e envolve mudanças na alimentação, alterações no estilo de vida e o uso de medicamentos para reduzir a acidez do estômago, e/ou antibióticos caso a úlcera tenha sido causada pelo H. pylori.

Leia também: Dieta para gastrite: alimentos permitidos e proibidos (com cardápio) tuasaude.com/dieta-para-gastrite-e-ulcera

10. Úlcera na boca

A úlcera na boca é ferida que pode surgir na bochecha, gengiva, língua, lábios ou céu da boca, causando dor no local ou desconforto para comer, engolir ou falar.

Esse tipo de úlcera, também conhecida como úlcera aftosa ou afta, pode ser causada pelo consumo de alimentos cítricos, morder a bochecha ou língua acidentalmente, estresse, carência de vitaminas ou infecções virais, por exemplo.

Leia também: Ferida na boca: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/ferida-na-boca

Como é o tratamento: geralmente, a úlcera na boca melhora em alguns dias sem necessidade de tratamento específico, No entanto, o clínico geral, estomatologista ou dentista pode indicar o uso de pomadas, sprays ou soluções orais para serem aplicados diretamente na úlcera para aliviar a dor e permitir a cicatrização. 

Além disso, no caso de infecções virais podem ser indicados remédios antivirais, sendo importante também usar suplementos vitamínicos nos casos de carências nutricionais. Veja os principais remédios para úlceras na boca.

Vídeos relacionados

Sofrendo com GASTRITE? Veja como CURAR e se livrar da dor e do desconforto

10:52 | 312.372 visualizações

O que significam as ALTERAÇÕES NO PÊNIS (coceira, manchas, espinhas...)

03:57 | 681.722 visualizações

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Drauzio Varella

14:11 | 200.615 visualizações

Como eliminar AFTA rapidamente

02:53 | 3.436.782 visualizações