Wakame: o que é, benefícios e como consumir

O wakame é uma espécie de alga marinha muito consumida no continente asiático, conhecida cientificamente como Undaria pinnatifida, e é caracterizada por ser rica em proteínas e ter poucas calorias, o que poderia favorecer a perda de peso quando faz parte de uma alimentação saudável.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Essa alga também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares, além de melhorar o funcionamento da tireoide, já que é rico em compostos antioxidantes, fibras e iodo.

O wakame pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e pode ser consumido fresco ou no preparo de saladas, sopas ou guisados, além de também poder ser consumido juntamente com frutos do mar.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do consumo do wakame para a saúde são:

1. Favorece a perda de peso

O wakame ajuda a aumentar a saciedade e diminuir o consumo de alimentos, devido à quantidade de fibras que possui, formando um gel no estômago e atrasando o esvaziamento gástrico, favorecendo a perda de peso. Além disso, por ser baixa em calorias e rico em proteínas, o wakame é um alimento que pode ser incorporado em dietas para emagrecer.

No entanto, para que o wakame ajude na perda de peso, é importante que faça parte de uma dieta saudável e equilibrada, juntamente com a prática de atividade física de maneira regular. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.

2. Evita o envelhecimento precoce

O wakame é rico em antioxidantes como a vitamina C, vitamina E e betacarotenos, nutrientes e compostos bioativos que combatem o excesso de radicais livres no corpo, evitando o dano das células saudáveis do corpo e prevenindo, assim, o envelhecimento precoce da pele.

3. Cuida da saúde cerebral

O wakame é rico em compostos antioxidantes e colina, um nutriente que é precursor da acetilcolina, um importante neurotransmissor que ajuda a melhorar a memória e facilitar o aprendizagem, prevenindo problemas cognitivos e doenças neurodegenerativas, como doença de Alzheimer e Parkinson.

4. Ajuda a diminuir o colesterol "ruim"

O wakame tem propriedades antioxidantes que ajudam a diminuir o colesterol "ruim", LDL, além de diminuir a absorção do colesterol a nível intestinal devido à presença de fibras, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e derrame cerebral.

5. Melhora o funcionamento da tireoide

O wakame é rico em iodo, um hormônio importante para a produção dos hormônios tireoidianos necessários para o crescimento, metabolismo, síntese de proteínas e a reparação celular, prevenindo problemas como aumento de peso, cansaço excessivo, pele seca e queda de cabelo.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz as informações nutricionais referentes a 100 gramas de wakame:

Componentes Wakame crudo
Energia 45 calorias
Carboidratos 9,14 g
Gorduras 0,64 g
Proteínas 3,03 g
Fibras 0,5 g
Betacarotenos 216 mcg
Vitamina B1 0,06 mg
Vitamina B2 0,23 mg
Vitamina B3 1,6 mg
Vitamina B9 196 mcg
Vitamina E 1,0 mg
Vitamina C 3,0 mg
Cálcio 150 mg
Ferro 2,18 mg
Magnésio 107 mg
Fósforo 80 mg
Potássio 50 mg
Zinco 0.38 mg
Iodo 4,2 mg
Colina 13,9 mg

Para aproveitar os benefícios do wakame para a saúde, ele deve ser acompanhado de uma alimentação saudável e balanceada, associada à atividade física regular.

Se deseja saber como incluir o wakame em uma alimentação saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como consumir o wakame

O wakame pode ser consumido com segurança, desde que de uma forma moderada. A quantidade diária recomendada ainda não foi estabelecida, porém, um estudo científico indica que não se deve ingerir mais de 10 a 20 gramas da alga por dia, para evitar exceder a dose diária recomendada de iodo.

Uma forma de diminuir o conteúdo de iodo dessa alga, é consumir o wakame em conjunto com alimentos que têm substâncias que diminuem a absorção de iodo pela tireoide, como brócolis, couve, bok-choy ou pak-choi e soja.

Quem não deve comer

Devido ao seu alto teor em iodo, o Wakame deve ser evitado por pessoas que sofrem de problemas de tireoide, principalmente hipertireoidismo, pois pode alterar a produção de hormônios da tireoide e agravar a doença.

Além disso, no caso de mulheres grávidas e crianças, o seu consumo deve ser limitado, de forma a evitar o consumo excessivo de iodo.

Receitas com wakame

Imagem ilustrativa número 2

Algumas receitas saudáveis com essa alga são salada de arroz com wakame, salada de salmão e ramen:

1. Salada de arroz, wakame e pepino

Ingredientes:

  • 100 gramas de wakame desidratado;
  • 200 gramas de atum;
  • 1 xícara e meia de arroz branco;
  • 1 pepino fatiado;
  • 1 abacate em cubos;
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim branco;
  • Molho de soja a gosto.

Modo de preparo:

Cozinhar o arroz e colocar como base no prato. Hidratar o wakame e colocá-lo sobre o arroz e os restantes ingredientes. Servir com molho de soja.

2. Salada de salmão e wakame

Ingredientes:

  • 20 gramas de wakame;
  • 120 gramas de salmão fumado;
  • 6 nozes picadas;
  • 1 manga, cortada em cubos
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim preto;
  • Molho de soja a gosto.

Modo de preparo

Misturar todos os ingredientes e temperar a salada com molho de soja a gosto.

3. Ramen de wakame

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de wakame desidratado;
  • 300 gramas de macarrão de arroz;
  • 6 xícaras de caldo de legumes;
  • 2 xícaras de cogumelos fatiados;
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim;
  • 3 xícaras de legumes a gosto (espinafre, acelga e cenoura, por exemplo);
  • 4 dentes de alho amassados;
  • 3 cebolas médias, cortadas
  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim;
  • 1 colher de sopa de azeite;
  • Molho de soja, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Em uma panela, colocar o óleo de gergelim e dourar o alho. Adicionar o caldo de legumes e, quando ferver, reduzir a temperatura e cozinhar em fogo baixo. Em uma frigideira, adicionar o azeite e os cogumelos até dourar, e temperar com uma pitada de sal e pimenta.

Em seguida, adicionar o wakame e o molho de soja ao caldo e reservar. Em uma panela grande com água, cozinhar o macarrão até ficar al dente, escorrer e dividir em 4 xícaras, bem como o caldo, os legumes, a cebola e os cogumelos. Por fim, polvilhar as sementes de gergelim.