Wasabi é um condimento usado na culinária japonesa que também possui propriedades medicinais, podendo fortalecer o sistema imunológico, ajudar no controle da pressão arterial, no tratamento de alergias e na regulação dos níveis de glicose nos sangue.
O verdadeiro wasabi é feito a partir do caule da planta Wasabia japonica que se parece com uma raiz e, geralmente, não é mesmo que é servido nos restaurantes japoneses em países ocidentais, que normalmente usam uma planta parecida.
O wasabi original ou verdadeiro é caro e difícil de ser adquirido. Além disso, para se obter os seus benefícios, o wasabi deve ser incluído em uma alimentação equilibrada e variada, junto com a prática regular de atividades físicas.
Benefícios do wasabi
Os principais benefícios do wasabi são:
1. Fortalecer o sistema imunológico
O wasabi ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois é rico em vitamina C, um nutriente importante para melhorar as funções das células de defesa do organismo. Veja outros benefícios da vitamina C.
2. Controlar a pressão arterial
Devido à grande quantidade de potássio na sua composição, o wasabi pode ajudar a controlar a pressão arterial ao contribuir para a eliminar o sódio do organismo. Saiba os principais alimentos que baixam a pressão arterial.
3. Complementar o tratamento de alergias
A planta wasabi contém isotiocianatos, compostos bioativos que apresentam propriedades anti-inflamatórias. Por isso, acredita-se que essa raiz possa ser usada para complementar o tratamento de problemas alérgicos como asma e rinite.
Leia também: 6 remédios caseiros para rinite tuasaude.com/remedio-caseiro-para-rinite4. Auxiliar no combate de infecções
Os isotiocianatos presentes no wasabi também possuem propriedades anti-microbianas, podendo auxiliar no combate de infecções causadas por fungos e bactérias como a Helicobacter pylori, Staphylococcus aureus e Escherichia coli.
5. Regular os níveis de glicose no sangue
Extratos obtidos a partir do wasabi contêm substâncias benéficas para o metabolismo da glicose no organismo. Por isso, essa raiz poderia regular os níveis de glicose no sangue.
No entanto, estudos realizados em seres humanos ainda são necessários para comprovar os possíveis benefícios do wasabi no controle da glicose.
Leia também: 7 alimentos para diabéticos (e o que evitar) tuasaude.com/alimentos-para-diabeticos6. Diminuir o risco de câncer
O wasabi pode ajudar a diminuir o risco de câncer por conter isotiocianatos, que são compostos orgânicos com ação anticancerígena que agem impedindo a produção de substâncias cancerígenas.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir contém a informação nutricional para 100 g da raiz de wasabi crua:
Para se obter todos os benefícios do verdadeiro wasabi, este condimento deve ser incluído em uma alimentação saudável e equilibrada, associada à práticas regulares de atividades físicas.
Para saber como incluir o wasabi em uma dieta saudável, marque uma consulta com o nutricionista mais perto de você:
Como consumir
O wasabi normalmente é consumido como um condimento no preparo de receitas da culinária japonesa, como sushi ou sashimi, sendo servido separadamente em um pequeno recipiente ao lado do prato ou usado no seu preparo.
O verdadeiro wasabi é feito a partir da planta Wasabia japonica, ralando-se o caule da planta in natura contra uma superfície áspera ou usando um ralador de gengibre. Por isso, geralmente é consumido na forma de uma pasta.
Essa pasta feita do wasabi também pode ser misturada com outros ingredientes, como molho de soja ou vinagre, para ser usada no preparo do peixe cru ou outros pratos, por exemplo.
Receitas com wasabi
Alguns exemplos de receitas com wasabi são:
1. Maionese com wasabi
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de pasta ou pó de wasabi;
- 1 e ½ colheres de sopa de água;
- ½ xícara de chá de maionese.
Modo de preparo:
Misturar o wasabi em pasta ou pó com a água em um recipiente e, em seguida, adicionar a maionese aos poucos, misturando bem. Deixar na geladeira para refrigerar por aproximadamente 30 minutos antes de servir.
2. Espaguete de camarão e wasabi
Ingredientes:
- 225 g de espaguete seco;
- 1 colher de chá de amido de milho;
- 20 a 24 camarões grandes e descascados;
- 4 colheres de chá de saquê;
- 8 colheres de chá de molho de soja;
- 4 colheres de chá de wasabi;
- 2 colheres de sopa de manteiga;
- 8 ramos de cebolinha cortada em pedaços longos;
- Pitada de sal;
- Pimenta do reino à gosto.
Modo de preparo:
Cozinhar o espaguete em água de acordo com as instruções da embalagem e misturar o camarão, amido, 2 colheres de chá de saquê e a pitada de sal em um recipiente separado, reservando-o. Depois, fazer o molho em outro recipiente, misturando as outras 2 colheres de saquê, molho de soja e wasabi.
Aquecer uma frigideira em fogo alto com a manteiga ou azeite e colocar os camarões, dourando-os por 3 minutos ou até eles estarem bem cozidos. Em seguida, acrescentar a cebolinha, molho e macarrão, mexendo bem. Servir com um pouco de pimenta do reino por cima.