Os alimentos que combatem a TPM são idealmente aqueles que contêm ômega 3 e/ou triptofano, como o peixe e as sementes, pois ajudam a diminuir a irritabilidade, assim como os vegetais, que são ricos em água e ajudam a combater a retenção de líquidos.
Assim, durante a TPM, a dieta deve ser especialmente rica em: peixe, cereais integrais, frutas, verduras e legumes que são importantes para combater os sintomas de TPM como irritabilidade, dor abdominal, retenção de líquidos e mau estar.
Além disso, deve-se evitar o consumo de gordura, sal, açúcar e bebidas com cafeína que podem acabar agravando os sintomas da TPM.
Alimentos que ajudam na TPM
Alguns alimentos que podem ajudar a diminuir os sintomas da TPM, e que por isso podem ser uma boa aposta na dieta, são:
- Vegetais, cereais integrais, frutas secas e oleaginosas: são alimentos com vitamina B6, magnésio e ácido fólico que ajudam a transformar o triptofano em serotonina que é uma hormona que aumenta a sensação de bem-estar. Veja mais alimentos ricos em triptofano;
- Salmão, atum e sementes de chia: são alimentos ricos em ômega 3 que é uma substância anti-inflamatória que ajuda a diminuir dores de cabeça e cólica abdominal;
- Sementes de girassol, azeite, abacate e amêndoas: são muito ricos em vitamina E, que ajuda a diminuir a sensibilidade dos seios;
- Abacaxi, framboesa, abacate, figo e hortaliças como espinafre e a salsinha: são alimentos naturalmente diuréticos que ajudam a combater a retenção de líquido.
Outros bons alimentos para TPM são os alimentos ricos em fibras como ameixa, mamão e cereais integrais que ajudam a regular o intestino e têm um efeito laxante que diminui o desconforto abdominal causado pela inflamação do aparelho reprodutor.
Alimentos que devem ser evitados na TPM
Já ss alimentos que devem ser evitados na TPM incluem os embutidos e outros alimentos ricos em sal e gordura, como caldos de carne e enlatados, assim como alimentos gordurosos, especialmente as frituras. Além disso é também importante não consumir bebidas com cafeína, como guaraná ou álcool.
Todos estes alimentos pioram os sintomas da TPM aumentando a retenção de líquidos e o desconforto abdominal.
Os alimentos ricos em açúcar também não estão indicados durante a TPM mas como é relativamente comum que a mulher sinta uma necessidade aumentada de consumir doces, está permitida a ingestão de 1 quadrado de chocolate meio amargo (70% cacau) após as refeições principais.
Assista ao vídeo para saber mais dicas de como controlar os sintomas da TPM: