O araticum (Annona crassiflora Mart) é uma fruta da família das Annonaceae que oferece muitos benefícios para a saúde, como facilitar o emagrecimento, prevenir a diabetes, aumentar a imunidade e diminuir o colesterol "ruim", LDL.
Os benefícios do araticum, que também é conhecido como araticum-do-cerrado, ata, panã, marolo, condessa ou bruto, são possíveis por essa fruta ser rica em nutrientes com ação antioxidante, sacietogênica e hipocolesterolêmica, como fibras, vitamina C, quercetina e zinco.
O araticum é comercializado em feiras e supermercados, tem um sabor que varia do doce ao levemente ácido e pode ser consumido ao natural ou usado em preparações como sucos, sorvetes, geleias e bolos.
8 benefícios do araticum
Os principais benefícios do consumo de araticum para a saúde são:
1. Combater a prisão de ventre
Por ser uma fruta rica em fibras, especialmente fibra insolúvel, o araticum ajuda a aumentar o volume das fezes, tornando-as mais macias, facilitando e evacuação e combatendo, assim a prisão de ventre. Confira outros alimentos ricos em fibras insolúveis.
2. Prevenir o envelhecimento precoce
O araticum ajuda a prevenir o envelhecimento precoce por conter quercetina, vitamina A e betacaroteno, nutrientes e compostos bioativos que protegem a pele contra os danos causados pelos radicais livres, evitando as rugas e a flacidez.
3. Facilitar o emagrecimento
Sendo uma fruta rica em fibras que levam mais tempo para serem digeridas no estômago, o araticum prolonga a sensação de saciedade após as refeições, controlando a fome e facilitando, assim o emagrecimento.
No entanto, para ajudar a emagrecer, o araticum deve fazer parte de uma dieta saudável, associada à práticas de atividades físicas regulares. Veja como fazer uma dieta saudável para emagrecer.
4. Evitar a anemia
O araticum ajuda a evitar a anemia, por que é uma fruta rica em vitamina C, um nutriente que é importante para a absorção do ferro presente nos alimentos, atuando na formação da hemoglobina, um dos componentes do sangue que é responsável por transportar o oxigênio pelo organismo e que normalmente está reduzido na anemia.
5. Diminuir o colesterol "ruim"
Por ser rico em antioxidantes, como quercetina, betacaroteno, vitamina A e vitamina C, o araticum mantém a saúde das artérias e inibe a oxidação das células de gordura pelos radicais livres, ajudando a diminuir os níveis de colesterol "ruim", LDL, no sangue e prevenindo doenças como angina, infarto e derrame.
6. Aumentar a imunidade
O araticum é uma fruta que aumenta a imunidade por ser rica em zinco, vitamina C e vitamina B3, nutrientes que atuam como antioxidantes e que participam no desenvolvimento e manutenção das funções das células de defesa, ajudando a combater doenças causadas por vírus, bactérias e fungos.
7. Prevenir a diabetes
Sendo uma fruta rica em fibras, o araticum reduz a velocidade de absorção dos carboidratos, regulando os níveis de açúcar no sangue e prevenindo, assim, a resistência à insulina e a diabetes.
8. Fortalecer os cabelos
O araticum tem boas quantidades de zinco, um mineral que atua no crescimento, desenvolvimento e reparo dos fios, fortalecendo e evitando a queda de cabelos.
Além disso, o araticum também ajuda a regular a hidratação, o brilho e a elasticidade dos cabelos, porque contém vitamina A, um nutriente que regula a produção de sebo no couro cabeludo, evitando o ressecamento, a caspa e a quebra dos fios.
Principais tipos
Os principais tipos de araticum são:
- Araticum-do-cerrado, ou do mato: também chamado de marolo ou bruto, esse araticum tem a casca marrom e bem grossa, sendo conhecido cientificamente como Annona crassiflora;
- Araticum-do-brejo ou do campo: é conhecido cientificamente como Annona glabra L., esse tipo de araticum tem a casca lisa e verde;
- Araticum-cagão: esse tipo de araticum, cientificamente conhecido como Annona cacans, também tem a casca lisa e verde.
Além disso, existe também o araticum-mirim (Annona emarginata), que, diferente dos outros tipos, é uma fruta muito pequena, com a casca lisa e amarela.
Diferença entre araticum e fruta-do-conde
A fruta-do-conde, cientificamente conhecida como Annona squamosa, é uma fruta que pesa no máximo 650 g e, quando madura, tem a casca verde, com pontinhos marrons ou pretos. Conheça mais sobre a fruta-do-conde.
Embora o araticum (Annona crassiflora Mart) seja da mesma família da fruta-do-conde, ele é maior e pode pesar mais até 3 Kg. Além disso, quando maduro, o araticum tem a casca toda marrom.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a informação nutricional de 100 g de araticum:
É importante lembrar que, para se obter todos os benefícios do araticum, essa fruta deve fazer parte de uma alimentação balanceada e variada, associada à prática regular de exercícios físicos.
Como consumir
O araticum pode ser consumido ao natural ou usado em preparações como sucos, sorvetes, geleias e bolos. Embora não exista uma quantidade indica por dia de araticum, a ingestão mínima diária de frutas recomendada é de 2 a 3 porções, o que equivale entre 160 e 240 g de araticum.
No entanto, a quantidade indicada de frutas na dieta também pode variar conforme o estado de saúde e as necessidades nutricionais de cada pessoa. Assim, é aconselhado consultar um nutricionista para fazer uma avaliação completa e indicar a quantidade de frutas de forma individualizada.
Se deseja manter uma alimentação saudável conforme as suas necessidades, marque uma consulta com o nutricionista mais próximo de você:
Receitas saudáveis com araticum
Algumas receitas saudáveis com essa fruta são o suco detox e o bolo de araticum.
1. Suco detox de araticum
Ingredientes:
- 100g de polpa de araticum;
- 1 colher (de sopa) de salsão picado;
- 1/4 de xícara (de chá) de pepino picado;
- 1 folha de couve manteiga, sem talo, rasgada;
- 1 maçã com casca picada;
- Suco de 1 limão;
- 2 xícaras (de chá) de água de coco;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes num liquidificador, ou centrífuga, e bater por 2 minutos ou até obter uma bebida bem homogênea. Beber em seguida.
2. Bolo de araticum
Ingredientes:
- 2 xícaras (de chá) de polpa de araticum;
- 3 xícaras (de chá) de farinha de trigo;
- 4 ovos;
- 3 colheres (de sopa) de manteiga;
- 1 e 1/2 xícara (de chá) de leite ou bebida vegetal;
- 1 xícara (de chá) de açúcar mascavo ou 1/4 de xícara (de chá) de adoçante culinário;
- 1 colher (de sopa) de fermento químico em pó.
Modo de preparo:
Preaquecer o forno a 180ºC. Num liquidificador, bater a polpa de araticum com o leite por 3 minutos e reservar. Colocar o açúcar, ou adoçante, os ovos e manteiga numa tigela e bater com uma batedeira até formar uma mistura homogênea.
Acrescentar a polpa de araticum batida na tigela e mexer bem com uma colher. Adicionar a farinha de trigo e o fermento, misturando-os bem à massa. Transferir a mistura para uma forma untada e levar para assar no forno por 30 a 40 minutos. Aguardar amornar e servir em seguida.