O que é:
A astaxantina é um carotenóide de cor rosa-avermelhada que é encontrado naturalmente em peixes e frutos do mar, como krill, algas, truta, salmão, camarão e lagosta, e que possui potente ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres e a prevenir o surgimento de doenças, como câncer, aterosclerose, diabetes e pressão alta.
Além disso, a astaxantina também aumenta a proteção do organismo contra os raios ultravioletas do sol, mantendo a hidratação e a maciez da pele, e prevenindo o surgimento de rugas e flacidez. Veja outros carotenóides que também ajudam a prevenir rugas e flacidez.
A astaxantina também pode ser usada na forma sintética, como um aditivo nas rações de peixes e frutos do mar de aquacultura. Esse corante também pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou farmácias, na forma de suplementos em cápsulas.
Benefícios da astaxantina
Devido à sua potente ação antioxidante e anti-inflamatória, a astaxantina fornece diversos benefícios para a saúde, podendo ser usada para:
1. Manter a saúde e maciez da pele
A astaxantina possui alto poder antioxidante e anti-inflamatório, que protege a pele contra os raios ultravioleta do sol, prevenindo o surgimento do câncer de pele.
Além disso, esse carotenoide também evita a perda de água, mantendo a pele hidratada e macia, e ajudando a prevenir e combater as rugas e a flacidez.
2. Prevenir o surgimento de câncer
Por ser um poderoso antioxidante, a astaxantina combate o excesso de radicais livres, evitando danos às células saudáveis do organismo e prevenindo o surgimento de alguns tipos de câncer, como de mama, de próstata e de fígado.
3. Preservar a saúde dos olhos
A astaxantina ajuda a melhorar a circulação de sangue na retina, além de proteger as células dos olhos contra os raios UV do sol e preservar a saúde dos olhos, ajudando a evitar situações como vista cansada e glaucoma, um aumento da pressão dos olhos que pode causar dor de cabeça e dificuldade para enxergar. Conheça outros sintomas do glaucoma.
4. Diminuir o colesterol “ruim” LDL
A astaxantina é um corante com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, evitando a inflamação e a oxidação das células de gordura, e diminuindo, assim, os níveis de colesterol ruim, o LDL, no sangue. Veja outros antioxidantes que também ajudam a diminuir o colesterol.
5. Evitar doenças neurodegenerativas
A astaxantina possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anti-apoptóticas, ou seja, impedindo a morte das células saudáveis. Por isso, esse carotenóide protege as células do sistema nervoso, ajudando a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, demência e doença de Parkinson.
6. Fortalecer o sistema imunológico
A astaxantina ajuda a fortalecer o sistema imunológico, porque aumenta a quantidade de linfócitos T e B no organismo, umas das células do corpo que ajudam a combater os micro-organismos, como vírus e bactérias.
7. Prevenir a diabetes
Por possuir potente ação antioxidante, a astaxantina protege as células do pâncreas contra os possíveis danos causados pelos radicais livres, melhorando as funções do hormônio insulina e evitando a resistência à insulina e a diabetes.
8. Evitar doenças cardiovasculares
A astaxantina contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, evitando a formação de placas de gordura nas artérias e prevenindo o surgimento de doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.
Além disso, a astaxantina também preserva a elasticidade das artérias, melhorando a circulação de sangue e ajudando a controlar a pressão arterial.
A astaxantina emagrece?
Apesar de a astaxantina ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e prevenir a diabetes, esse carotenóide não possui propriedades que ajudam a emagrecer.
Para emagrecer é recomendado manter uma dieta balanceada, priorizando a ingestão de alimentos saudáveis e naturais, como frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras, por exemplo. Veja como fazer uma dieta para emagrecer.
Alimentos ricos em astaxantina
Os principais alimentos fonte de astaxantina são os peixes e frutos do mar, como:
- Camarão;
- Salmão;
- Lagosta;
- Truta;
- Lagostim;
- Algas e microalgas, como a chlorella e a spirulina.
Além disso, a astaxantina também é encontrada em grandes quantidades no krill, um crustáceo parecido com o camarão, e que também é rico nesse carotenóide.
Quantidade recomendada
Uma boa forma de se obter os benefícios da astaxantina, é incluindo os alimentos fonte desse carotenóide na dieta.
Outra forma de se obter os benefícios da astaxantina é através da suplementação de cápsulas, onde geralmente é recomendada a ingestão de até 6g por dia, que deve ser tomada de preferência junto das refeições e, de preferência, sob a orientação de um médico, ou nutricionista.
Possíveis efeitos colaterais e contra-indicações
A ingestão de altas quantidades de astaxantina pode deixar a pele com tom avermelhado e causar dor no estômago.
Por não existir estudos que comprovem a segurança da suplementação em crianças, em mulheres grávidas ou que estejam amamentando, os suplementos de astaxantina não devem ser consumidos nessas situações.
Pessoas alérgicas a peixes e frutos do mar não devem consumir o suplemento de astaxantina. Além disso, pessoas que estejam usando medicamentos devem informar ao médico antes de iniciar o uso da astaxantina, pois o suplemento pode interferir na ação de alguns remédios.