Benefícios das bebidas alcoólicas (e possíveis riscos)

Embora o consumo exagerado de bebidas alcoólicas possa levar ao desenvolvimento de vários tipos de problemas de saúde, seu consumo consciente e moderado pode trazer alguns benefícios para a saúde, especialmente na redução do risco de doenças cardiovasculares, diminuição dos níveis de colesterol e melhora na circulação sanguínea.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Nutricionista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Além de fazer bem para a saúde física, o consumo consciente de álcool também pode contribuir para uma vida social mais ativa, o que acaba tendo um impacto positivo na saúde mental, podendo até diminuir as chances de depressão.

No entanto, é sempre preciso lembrar que se deve consumir bebidas alcoólicas com responsabilidade para evitar os prejuízos graves que seu consumo indevido pode trazer. Veja quais os efeitos do consumo exagerado de álcool no corpo

Imagem ilustrativa número 2

Principais benefícios

Os benefícios das bebidas alcoólicas variam de acordo com o tipo de bebida, e inclui:

1. Cerveja

A cerveja é uma bebida fermentada do malte que é rica em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares, e em vitaminas do complexo B que atuam melhorando o metabolismo, a memória, a aparência da pele e das unhas e combatendo o cansaço.

Além disso, a cerveja melhora o funcionamento do intestino e é rica em magnésio, que promove o relaxamento muscular e diminui a tensão.

Quantidade ideal por dia: o consumo diário de cerveja por mulheres não deve ultrapassar 350 mL, ou 1 lata de cerveja. Já homens, não devem beber mais do que 700 mL por dia, ou 2 latas de cerveja. Entenda o que é e veja todos os benefícios do malte da cerveja.

2. Caipirinha

A cachaça presente na caipirinha é rica em antioxidantes que protegem o coração e combatem o colesterol alto, além de anticoagulantes, substâncias que melhoram a circulação sanguínea e previnem o AVC e a trombose.

Quanto mais envelhecida, maior os benefícios da cachaça, e juntamente com as frutas da caipirinha formam uma bebida cheia de antioxidantes que protegem a saúde.

Quantidade ideal por dia: 2 doses (88 mL) para homens e 1 dose (44 mL) para mulheres, de álcool destilado com teor alcoólico de até 40%.

3. Vinho tinto

O vinho tinto é rico em resveratrol, um potente antioxidante que previne doenças cardíacas, trombose, AVC, melhora a circulação sanguínea e diminui o colesterol alto. Segundo vários estudos, pessoas que tomam pelo menos uma taça de vinho por dia têm uma vida mais longa e saudável.

Quantidade ideal por dia: 296 mL para homens e 148 mL para mulheres, de vinho com teor alcoólico de até 12%.

Assista o vídeo seguinte e veja como escolher o melhor vinho e aprenda a combiná-lo com as refeições:

Como escolher melhor o VINHO

07:02 | 22.035 visualizações

Quantidade de álcool e calorias das bebidas

A quantidade máxima de álcool que deve ser consumida por dia para obter os benefícios das bebidas é de aproximadamente 30 g. Assim, na tabela seguinte está descrita a quantidade de álcool em cada uma das bebidas indicadas anteriormente, assim como o número de calorias:

Bebida Quantidade de álcool Calorias
330 ml de cerveja 11 gramas 130
150 ml de vinho tinto 15 gramas 108
30 ml de caipirinha 12 gramas 65

Riscos do excesso do álcool

Apesar dos benefícios obtidos com o consumo diário moderado de álcool, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas está ligado ao aumento de problemas como câncer, doenças cardiovasculares, neurológicas e gastrointestinais. Veja quais são as doenças provocadas pelo álcool.

Quem tem dificuldade em consumir apenas 1 ou 2 copos de álcool por dia, pode optar por tomar remédios que ajudam a parar de beber, como o Antietanol e a Revia, que devem ser tomados de acordo com a orientação médica. Além disso, também pode-se buscar ajuda nos grupos de AA, Alcoólicos Anônimos, que ajudam a tratar o vício e a superar problemas sociais e familiares causados pela bebida.

Também é importante lembrar que após consumir álcool, mesmo em pequenas quantidades, não deve-se dirigir. No teste do bafômetro, por exemplo, o limite máximo permitido de álcool é de 0,05 mg, o que já pode ser detectado após o consumo de apenas 1 bombom de licor, por exemplo.

Vídeos relacionados

Como escolher melhor o VINHO

07:02 | 22.035 visualizações