O que é:
A dieta das 800 calorias é um plano alimentar bastante restritivo que não deve ser realizado sem que tenha existido orientação do nutricionista. Esse tipo de dieta hipocalórica não é fácil de manter a longo prazo e, por isso, sua taxa de sucesso é muito baixa.
A recomendação de calorias diárias que devem ser consumidas é variável, no entanto é recomendado que a pessoa consuma cerca de 2000 a 2300 calorias por dia para que a pessoa fique em seu peso ideal e, por isso, o consumo de apenas 800 calorias pode ser prejudicial para a saúde.
É importante ter em mente que há formas mais seguras e mais efetivas para baixar o peso, devendo sempre ser consultado um nutricionista que realize uma avaliação nutricional completo e seja indicado um plano de alimentação de acordo com as suas necessidade.
Opção de cardápio da dieta de 800 calorias
A seguir, indicamos um exemplo de cardápio para possa ser percebido o quão restritiva é a alimentação:
Calculadora gasto calórico
Para saber qual deve ser o seu peso ideal e se 800 calorias por dia é o mais adequado para alcançar o seu objetivo, insira na calculadora a seguir sua idade, peso e tempo de atividade física praticada na semana:
Possíveis riscos
A realização desse tipo de dieta pode trazer diversas consequências para a saúde, sendo os principais:
- Efeito sanfona, isso porque essa dieta promove a perda de peso muito rápida e quando a deita deixa de ser seguida, a pessoa tem maior probabilidade de recuperar o peso perdido ou ganhar mais peso. Entenda porque acontece o efeito sanfona;
- Maior risco de desnutrição, pois ao consumir menos calorias há maior possibilidade de que surja deficiência de vitaminas e minerais. Além disso, a perda de peso pode ser tão rápida que a pessoa pode passar do estado de excesso de peso para estar abaixo do peso;
- Queda de cabelo, enfraquecimento das unhas e pele ressecada, o que pode acontecer por falta de vitaminas essenciais no organismo, como ômega-3, vitaminas do complexo B e vitaminas C e A, por exemplo;
- Problemas hormonais, já que pode haver alteração na produção de hormônios no organismo e no funcionamento dos ovários, o que pode resultar em amenorreia ou menstruação irregular nas mulheres;
- Problemas de fertilidade, o que acontece principalmente por causa das alterações hormonais e falta de nutrientes para garantir a gravidez;
- Maior risco de doenças, isso porque pode promover a supressão do sistema imune.
Além disso, também pode haver diminuição da pressão arterial, dor de cabeça, diminuição dos níveis de açúcar no sangue, náuseas, cansaço e fadiga.
Como emagrecer de forma saudável
A realização de uma alimentação variada, equilibrada e colorida tem mais benefícios para saúde do que a realização de uma dieta restritiva.
Por isso, é importante realizar alterações progressivas na alimentação como diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcares e gordura, aumentar o consumo de frutas e vegetais, dar preferência ao consumo de alimentos ricos em fibras como arroz, pão e macarrão integral e beber 2 a 2,5L de água por dia.
Além disso, é recomendado realizar atividade física de forma regular, pelo menos 3 vezes por semana, podendo ser praticadas atividades aeróbicas, como corridas ou natação, ou musculação.
Veja outras dicas de alimentação simples que ajudam a emagrecer: