O mel é um adoçante natural saudável e acessível que pode ser utilizado para substituir o açúcar branco de mesa. Uma colher de chá de mel de abelha possui aproximadamente 18 calorias, enquanto que 1 colher de chá de açúcar branco possui 24 calorias, de forma que pode favorecer o ganho de peso caso seja consumido em grandes quantidades.
No entanto, quando se utiliza o mel em pequenas quantidades e com pouca frequência, cerca de 1 a 2 vezes por dia, pode ser incluído em dietas para baixar o peso como substituto do açúcar e de adoçantes artificiais.
Além disso, o mel possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, prebióticas e antioxidantes, que ajudam a aumentar as defesas do organismo, melhorar a saúde gastrointestinal e a memória. Conheça todos os benefícios do mel para a saúde.
Porque o mel engorda menos que o açúcar
Quando o mel é consumido em quantidades adequadas, é possível engordar menos que o açúcar, não só porque possui menos calorias, mas também porque contém um carboidrato chamado isomaltulose, que faz com que o mel tenha um índice glicêmico médio, de forma que eleva moderadamente o açúcar no sangue assim que é absorvido a nível intestinal.
Além disso, o mel possui diversos nutrientes e compostos bioativos, como tiamina, ferro, cálcio e potássio, que melhoram a saúde e lhe garante propriedade antioxidante.
Informação nutricional
A tabela a seguir compara a informação nutricional de 1 colher de chá de mel e de 1 colher de chá de açúcar branco:
Quantidade recomendada para não engordar
Para que o uso do mel não leve ao ganho de peso, deve-se consumir apenas cerca de 2 colheres de chá de mel por dia, o qual pode ser adicionado em sucos, vitaminas, biscoitos, bolos e outras preparações culinárias.
É importante lembrar que o mel industrializado vendido em supermercados pode não ser mel puro. Por isso, ao comprar o mel, procure pelo mel de abelha verdadeiro e, se possível, de cultivo orgânico.