5 alimentos para curar a gripe mais rápido

Tatiana Zanin
Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
Janeiro 2022

Escolher bem o que comer durante uma gripe pode melhorar bastante o bem-estar, pois é uma excelente forma de aliviar alguns dos sintomas como febre, congestão nasal, dor no corpo e sensação de cansaço, além de ajudar na recuperação do corpo. Durante a gripe é importante aumentar a ingestão de calorias e líquidos para ajudar o corpo no combate ao vírus, e também para aumentar a eliminação de urina, que facilita a liberação de toxinas que podem ir se formando.

Além disso, tomar chá de ervas com propriedades antimicrobianas, como é o caso do chá de anis-estrelado e o chá de canela, ou com propriedades descongestionantes, como o de camomila e o de equinácea, podem ser boas estratégias para combater os sintomas da gripe mais facilmente.

1. Sopa de legumes ou canja

Tomar uma sopa ajuda a fluidificar as secreções e a expectorar mais facilmente. Além disso, o vapor dos legumes quentes também ajudam a desentupir o nariz.

A canja de galinha é um ótimo exemplo de uma sopa boa para gripe porque tem vitaminas A, C e E e proteína, que ajudam o organismo a se recuperar a força e aumentar a resistência do sistema imune. Além disso a sopa tem sódio e potássio que ajudam na regulação da temperatura corporal, sendo útil em caso de febre.

2. Frutas e legumes

As frutas e legumes aumentam a quantidade de água, fibras e vitaminas C, A e Zinco, fazendo com que o corpo consiga reagir melhor ao vírus ao aumentar as defesas do corpo. As mais indicadas são as frutas cítricas devido ao elevado teor de vitamina X, como morango, laranja, abacaxi e limão que reforçam a imunidade.

Além disso, é interessante também aumentar o consumo de couve, cenoura e tomate, já que são fontes de betacaroteno, um antioxidante que pode ter ação contra infecções e é capaz de estimular o sistema imune.

A falta de apetite é um sintoma comum na gripe que faz com que a doença se prolongue e é por isso que o consumo de alimentos nutritivos, de fácil digestão e ricos em água, como os citados acima, ajudam na recuperação da gripe.

3. Chás de ervas

O chá é um ótimo remédio caseiro para gripe porque além de hidratar, é uma bebida que se toma quente e o vapor ajuda na descongestão nasal. Um bom exemplo de chá é o chá de camomila, equinácea, hortelã e Ginseng, que podem ser tomados ou inalados para ajudar a desentupir o nariz.

No caso da inalação, um dos chás mais aconselhados para esse fim é o de eucalipto e para realizar a inalação deve-se preparar o chá e inclinar a cabeça para cima da xícara, respirando o seu vapor.

O chá de canela com mel também é uma ótima solução porque possui propriedades medicinais anti-sépticas e antibacterianas que ajudam no tratamento da gripe. Basta ferver 1 xícara de água com 1 pau de canela e deixar repousar por 5 minutos. Coar e tomar a seguir, de 3 a 4 vezes por dia. O mel com própolis pode ser adicionado ao chá para lubrificar a garganta e diminuir a inflamação, em caso de haver tosse.

Outra opção de chá para gripe é o de anis-estrelado, que contém em sua composição o ácido xiquímico, que possui propriedade antiviral e é utilizado na fabricação do medicamento Tamiflu. Confira no vídeo a seguir como preparar o melhor remédio natural para gripe:

4. Iogurte ou leite fermentado

O consumo de iogurtes e leites fermentados com probióticos durante o estado gripal ajuda a melhorar a flora intestinal e fortalecer o sistema imune porque ativam células de defesa do organismo, encurtando o tempo da gripe. O Yakult e o Activia são bons exemplos de iogurtes ricos em lactobacilos e bifidobactérias que podem ser utilizados para prevenir e tratar a gripe.

5. Temperos naturais

Alguns temperos como alho, mostarda e pimenta são úteis para descongestionar o nariz, pois ajudam a dissolver o catarro, além de ajudarem a reduzir a febre e as dores no corpo. Outros temperos que também podem combater os sintomas do resfriado e da gripe são alecrim, orégano e manjericão. Esses temperos podem ser utilizados para temperar os alimentos, incluindo as carnes baixas em gordura, que são uma excelente fonte de proteínas e que ajudam a recuperar o corpo mais rapidamente.

Veja mais sobre como deve ser a alimentação na gripe:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Tua Saúde - em Janeiro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin, Nutricionista - em Janeiro de 2022.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Vídeos relacionados

  • Os Melhores Alimentos para a GRIPE

    03:14 | 471185 visualizações
  • Remédio Caseiro para Gripe

    01:08 | 1068873 visualizações
  • O melhor remédio natural para gripe H3N2

    12:17 | 314394 visualizações
2.9 milhões