O mangostão, também conhecido como mangostim ou mangustão, é uma fruta que oferece muitos benefícios para a saúde, como ajudar na perda de peso, combater a prisão de ventre e prevenir o envelhecimento precoce.
Existem dois tipos desta fruta: o mangostão roxo e o mangostão amarelo, ou “falso mangostão”. Além da cor e da espécie, os tipos de mangostão se diferenciam no sabor, onde o amarelo é mais ácido e o roxo é mais adocicado.
O mangostão possui polpa com sabor doce a ácido, podendo ser consumido ao natural ou usado em sucos ou vitaminas, por exemplo. Já a farinha da casca e o concentrado da fruta, são encontrados em lojas de produtos naturais e podem ser adicionados à água, frutas, sopas ou saladas.

Principais benefícios
Os principais benefícios do consumo do mangostão são:
1. Ajudar na perda de peso
Tanto a polpa quanto a casca do mangostão têm boas quantidades de fibras, que ajudam a aumentar o tempo de digestão dos alimentos, promovendo a saciedade e ajudando na perda de peso.
Além disso, o mangostão é uma opção muito interessante para ajudar na perda de peso, porque possui poucas calorias.
Leia também: 25 frutas ricas em fibras (e quantidade recomendada) tuasaude.com/frutas-ricas-em-fibras2. Prevenir a diabetes
O mangostão contém fibras, como a pectina, que diminuem a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando a prevenir, assim, a diabetes.
Além disso, a fruta também contém antioxidantes, como xantonas e flavonoides, que combatem os radicais livres, evitando danos nas células que produzem insulina. Veja uma lista com outros alimentos antioxidantes.
3. Melhorar a digestão
Por ser um potente antioxidante, o mangostão ajuda a fortalecer o fígado, equilibrando a produção das enzimas responsáveis pela digestão e evitando sintomas de má digestão, como mal estar, náuseas ou barriga estufada.
Leia também: Má digestão: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-ma-digestao4. Combater a prisão de ventre
Por conter fibras, o mangostão favorece a formação do bolo fecal e facilita a eliminação das fezes, ajudando a combater a prisão de ventre.
Além disso, a fruta tem ótimas quantidades de água, que é fundamental para hidratar as fezes e ajudar na evacuação. Veja mais dicas para soltar o intestino.
5. Diminuir o colesterol e triglicerídeos
Os antioxidantes, presentes na polpa e na casca do mangostão, previnem a oxidação das células de gordura, diminuindo os níveis de triglicerídeos e colesterol no sangue.
Já as fibras diminuem a absorção intestinal de gordura dos alimentos, promovendo o equilíbrio nos níveis sanguíneos de colesterol e triglicerídeos.
6. Equilibrar a pressão arterial
O mangostão tem ótimas quantidades de água e potássio, que permitem eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, ajudando a equilibrar a pressão arterial.
A fruta tem ainda boas quantidades de antioxidantes que mantêm a saúde das artérias, facilitando a circulação de sangue e contribuindo para a prevenção da pressão alta.
Leia também: Alimentos ricos em potássio tuasaude.com/alimentos-ricos-em-potassio7. Prevenir o envelhecimento precoce
Por ser uma fruta rica em antioxidantes, o mangostão previne o envelhecimento precoce, porque combate o excesso de radicais livres, que são os responsáveis pelos danos às células saudáveis da pele.
Tipos de mangostão
Os tipos de mangostão são:
1. Mangostão amarelo
O mangostão amarelo, também conhecido como garcínia ou "falso mangostão", é uma fruta da mesma família do mangostão, mas da espécie Garcinia cochinchinensis Choisy.
Esse tipo de mangostão tem a casca e polpa amarelas, apresentam um sabor mais ácido e têm menos sementes.
2. Mangostão roxo
O mangostão roxo é da espécie Garcinia mangostana, possui a casca com coloração purpúrea, polpa branca e um sabor adocicado e levemente ácido.
Além disso, esse tipo de mangostão possui mais sementes que o amarelo.
Tabela de informação nutricional
A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100g de mangostão roxo fresco:
Para se ter os benefícios do mangostão, é importante manter uma dieta saudável e variada, e praticar atividades físicas regularmente.
Como consumir
O mangostão pode ser consumido ao natural, na forma de farinha, concentrado ou suplemento.
- Fruta fresca: com um sabor doce e agradável, o mangostão pode ser consumido ao natural ou usado no preparo de sucos e vitaminas;
- Farinha de casca de mangostão: encontrada em lojas de produtos naturais, sendo geralmente recomendado usar 1 colher de chá por dia, adicionada a saladas ou sucos;
- Concentrado de mangostão: encontrado em lojas de produtos naturais e a sugestão de uso geralmente é de 40 ml por dia, que pode ser tomado puro ou adicionado à água.
Não existe uma quantidade diária recomendada de mangostão fresco por dia. Entretanto, a recomendação mínima de frutas é de 2 a 3 porções por dia. Uma porção de mangostão equivale a 1 unidade de aproximadamente 100 g.
Suplemento de mangostão
O suplemento de mangostão pode ser adquirido em farmácias ou lojas de produtos naturais, recomendando-se geralmente tomar 1 a 2 cápsulas por dia.
No entanto, esse suplemento deve ser usado somente com a orientação de um médico ou outro profissional de saúde especializado em produtos naturais.
Quem não pode consumir
Os suplementos de mangostão são ricos em xantonas, substâncias que podem alterar a coagulação do sangue. Por isso, pessoas com problemas de coagulação ou que usam medicamentos anticoagulantes, devem consultar o médico antes de usar esse suplemento.
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem consumir os suplementos com o mangostão, pois não existem pesquisas suficientes que comprovem a segurança deste suplemento nestas fases.
Receitas saudáveis com mangostão
O mangostão pode ser usado em receitas saudáveis como:
1. Vitamina de mangostão
Ingredientes:
- 2 unidades de mangostão;
- 1 banana prata;
- 1 noz;
- 200 ml de leite de vaca ou bebida vegetal;
- 1 colher de chá de mel.
Modo de preparo:
Lavar, descascar e picar a banana e o mangostão e levar ao freezer ou congelador por 4 horas. Triturar a noz e reservar.
Levar o leite, o mel e as frutas congeladas ao liquidificador e bater até ficar uma bebida homogênea. Finalizar, salpicando as nozes por cima, e servir.
2. Suco de mangostão
Ingredientes:
- 1 unidade de mangostão;
- 200 ml de água filtrada ou fervida;
- 1 colher de chá de mel;
- Gelo a gosto.
Modo de preparo:
Lavar e descascar o mangostão. Retirar a polpa da fruta e colocar no liquidificador. Adicionar o mel e a água no liquidificador e bater por 2 minutos. Servir ainda gelado.