Remédio caseiro para purificar o sangue

Evidência científica

A purificação do sangue é um processo natural que ocorre constantemente no corpo e que é feito especialmente pelo fígado e pelos rins, que filtram as substâncias que resultam do metabolismo e as eliminam na urina ou nas fezes.

Foto doutora realizando uma consulta
Encontre um Hematologista perto de você! Parceria com Buscar Médico

Assim, uma boa forma de ajudar na purificação do sangue, consiste em apostar em dietas, sucos e chás, que utilizem alimentos que facilitem o trabalho desses órgãos, potencializando o processo de purificar o sangue.

O ingrediente mais importante é a água, pois é a base de todos os processos do organismo e é também muito importante para manter o sangue circulando corretamente e chegando até ao fígado e rins, para que possa ser filtrado. Por esse motivo, a água está presente em todos os remédios caseiros que indicamos a seguir. Mas também pode ser ingerida pura numa quantidade de até 2 litros por dia. Veja qual a quantidade de água que deve beber por dia.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.

1. Suco de mirtilo e gengibre

Imagem ilustrativa número 1

Este suco alia as propriedades super antioxidantes do mirtilo com a capacidade anti-inflamatória do gengibre, ajudando no funcionamento de todo o organismo. Além disso, ambos os ingredientes ajudam a proteger o fígado, garantindo que está filtrando o sangue corretamente.

Ingredientes

  • 100 mL de água;
  • 1 punhado de mirtilos;
  • 1 colher de (chá) de gengibre em pó.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Beber até 2 copos por dia.

O mirtilo pode ainda ser consumido na sua forma natural, como um pequeno snack ao longo do dia, e o gengibre também pode ser usado para fazer chá, por exemplo.

2. Chá de dente-de-leão

Imagem ilustrativa número 2

Este é o remédio ideal para estimular o funcionamento renal e potencializar a limpeza do sangue pelos rins, eliminando o excesso de toxinas. Além disso, estudos mais recentes têm demonstrado que o dente-de-leão também pode ajudar na proteção da saúde do fígado.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de raízes de dente-de-leão secas;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar as raízes de dente-de-leão na xícara de água e deixar repousar entre 8 a 10 minutos. Depois coar, deixar esfriar e beber 1 hora depois do almoço e do jantar.

Idealmente, este chá não deve ser usado por grávidas, mulheres a amamentar, pessoas com problemas de pele ou pacientes com insuficiência renal.

3. Suchá de hibisco, limão e canela

Imagem ilustrativa número 3

Este suchá tem um forte poder detox e purificante pois junta o chá de hibisco, que aumenta o funcionamento dos rins, com o suco de limão e a canela, que têm forte poder antioxidante.

Ingredientes

  • ½ xícara de chá de hibisco;
  • Suco de ½ limão;
  • 1 pau de canela.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes numa xícara e deixar repousar por 1 a 2 horas. Depois, retirar o pau de canela e beber o suchá até 2 bebes por dia, idealmente depois de comer.

Por conter hibisco, este suchá deve ser usado apenas com orientação médica no caso de grávidas, mulheres a amamentar, pessoas com diabetes ou que tenham pressão arterial muito baixa.

Quando tomar os remédios purificantes

A melhor forma de garantir que o sangue está sendo corretamente purificado consiste em beber 1 a 2 litros de água por dia, fazer uma alimentação equilibrada, com poucas gorduras e com bastantes frutas e vegetais, além de fazer exercício físico, pelo menos, 3 vezes por semana.

No entanto, este tipo de remédios caseiros pode ser utilizado depois de períodos de maiores "erros" alimentares, como acontece depois de uma festa de aniversário, ou depois do natal, por exemplo, podendo ser mantidos até 3 dias.