5 sucos para baixar a pressão na gravidez (e como fazer)

Evidência científica

Alguns sucos para baixar a pressão alta na gravidez, como o suco de beterraba ou o suco de abacate, têm na sua composição nutrientes, como potássio, magnésio ou nitratos, que ajudam a aumentar a eliminação de sódio ou relaxar os vasos sanguíneos, melhorando a circulação sanguínea

Esses sucos não devem ser usados somente quando a pressão encontra-se alta, mas como forma de manter a pressão sob controle, e por isso, é recomendado que a grávida tome estes sucos de forma regular, mantendo sua alimentação equilibrada e seguindo todas as orientações médicas.

É importante ressaltar que os sucos para baixar a pressão alta na gravidez não substituem os remédios e cuidados indicados pelo obstetra, pois a hipertensão na gravidez deve ser tratada adequadamente para evitar complicações para a mulher e o bebê. Veja como é feito o tratamento da pressão alta na gravidez.

Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.
Imagem ilustrativa número 1

Os principais sucos para baixar a pressão na gravidez são:

1. Suco de manga

O suco de manga tem boas quantidades de potássio e magnésio que ajudam a baixar a pressão.

Isto porque o potássio favorece a eliminação do sódio e água através da urina ,e o magnésio ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos. Veja outros benefícios da manga.

Ingredientes:

  • 1 manga sem casca;
  • Suco puro de 1 limão;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e beber a seguir. Se sentir necessidade de adoçar, deve preferir mel ou Stévia. 

2. Suco de laranja com acerola 

O suco de laranja com acerola é rico em potássio e vitamina C, que ajudam a controlar a pressão arterial, por promover o relaxamento dos vasos sanguíneos e a eliminação de sódio pela urina, sendo uma boa opção para o café da manhã ou lanche da tarde. 

Ingredientes:

  • 1 xícara de acerola;
  • 300 ml de suco de laranja natural.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador e tomar a seguir, de preferência sem adoçar artificialmente. Confira todos os benefícios da acerola.

3. Suco de beterraba 

O suco de beterraba também é um excelente remédio caseiro para pressão alta, pois é rico em nitratos que relaxam as artérias, regularizando a pressão arterial. 

Além disso, como o suco é capaz de regular a pressão arterial, também previne contra doenças cardiovasculares graves, como AVC ou infarto, por exemplo.

Ingredientes:

  • 1 beterraba;
  • 200 ml de suco de maracujá.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador, adoçar com mel à gosto e tomar a seguir, sem coar.

4. Suco de chuchu

O suco de chuchu pode ajudar a baixar pressão na gravidez, pois é rico em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, favorecendo o equilíbrio da pressão arterial.

Ingredientes:

  • ½ chuchu sem casca;
  • Suco de 1 limão ou de 1 laranja;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

Bater os ingredientes no liquidificador e beber logo em seguida para não perder suas propriedades.

5. Suco de abacate

O suco de abacate é rico em potássio e magnésio que são minerais importante para regular a pressão arterial, podendo ajudar a prevenir a pressão alta ou hipertensão na gravidez. Confira todos os benefícios do abacate para a saúde.

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro;
  • Suco de 2 limões;
  • 1 litro de água gelada.

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes em um liquidificador e bater. Beber 1 copo em seguida. 

Para melhorar o tratamento da pressão alta também é importante fazer uma dieta equilibrada e praticar de atividade física regularmente.

Assista o vídeo a seguir com a nutricionista Tatiana Zanin com dicas de frutas que baixam a pressão:

5 frutas para baixar a PRESSÃO ALTA

14:25 | 44.438 visualizações

Vídeos relacionados

5 frutas para baixar a PRESSÃO ALTA

14:25 | 44.438 visualizações

Como baixar a PRESSÃO ALTA sem remédio!

11:32 | 1.663.729 visualizações