O arroz integral, a ameixa, o iogurte e o gengibre são alguns dos alimentos que ajudam na digestão, porque são ricos em fibras, probióticos e antioxidantes com propriedades antieméticas, laxativas e digestivas.
No entanto, para ajudar na digestão, é importante também evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e doces, como açúcar, sorvete, carne bovina, batata frita, pizza, macarrão instantâneo e cachorro quente. Isso porque esses alimentos atrasam o esvaziamento do conteúdo do estômago, sobrecarregando o sistema digestivo.
A má digestão é uma situação que pode ser causada pela ingestão de alimentos mais gordurosos e processados ou quando se come muito rápido, por exemplo, causando sintomas como sensação de estômago cheio, gases, desconforto abdominal, arrotos frequentes e enjoo. Conheça melhor os sintomas da má digestão.
Lista de alimentos para ajudar na digestão
Alguns dos principais alimentos que podem ajudar na digestão são:
1. Arroz integral
O arroz integral é um alimento que ajuda na digestão por ser rico em fibras que servem de alimento para as bactérias boas do intestino.
Isso acontece porque a fermentação das fibras pelas bactérias intestinais, produzem ácidos graxos de cadeia curta, moléculas que estimulam o bom funcionamento das células que revestem o intestino, melhorando, assim, a saúde e o funcionamento intestinal.
Como consumir: Pode-se comer o arroz integral com feijão, com legumes ou em receitas, como canja, arroz de forno e salada, por exemplo.
2. Ameixa
A ameixa é um bom alimento para ajudar na digestão por conter fibras, como pectina e celulose, que absorvem água para as fezes, hidratando-as e facilitando, assim, a evacuação.
Como consumir: Essa fruta pode ser consumida ao natural na forma fresca, ou usada em preparações como sucos e molhos. Além disso, a ameixa também pode ser usada no preparo do chá e da água de ameixa. Veja como consumir a ameixa.
3. Iogurte
Por conter Bifidobactérias e Lactobacillus, que são bactérias benéficas que melhoram a saúde do sistema digestivo, o trânsito intestinal e evita os gases, as irritações e as inflamações intestinais, o iogurte é um ótimo alimento que ajuda na digestão. Conheça todos os benefícios do iogurte.
Como consumir: É recomendado priorizar o iogurte natural integral, sem adição de açúcar, que pode ser consumido no café da manhã ou lanches, junto com frutas, mel e oleaginosas, por exemplo.
4. Gengibre
O gengibre é uma boa opção de alimento para ajudar na digestão, porque possui propriedades antieméticas, facilitando o esvaziamento do estômago e prevenindo, assim, o refluxo e a má digestão.
Além disso, o gengibre também tem ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a combater inflamações e ajudando, assim, no tratamento de gastrite e úlceras.
Como consumir: O gengibre pode ser usado na forma fresca, desidratada ou em pó, em receitas como sopas, sucos, iogurtes, molhos, saladas, pães e chás.
5. Abacate
Com boas quantidades de fibras, ômega 3 e vitaminas, nutrientes que melhoram o funcionamento do intestino e diminuem a inflamação, o abacate é um alimento que ajuda na digestão.
Como consumir: Pode-se consumir o abacate ao natural ou usá-lo em receitas como saladas, vitaminas e cremes. Saiba como fazer outras receitas com o abacate.
6. Peixe
O peixe, principalmente o de carne branca, como cação, robalo, tilápia, badejo, dourado e bacalhau, é um alimento que ajuda na digestão por ser facilmente digerido no estômago.
Como consumir: É recomendado comer pelo menos 2 porções de peixe por semana, o que equivale a cerca de 170 g. O peixe pode ser consumido na forma assada, grelhada ou ensopada.
7. Pera
A pera é um bom alimento que ajuda na digestão, porque é rica em fibras que combatem a prisão de ventre, evitando sintomas, como excesso de gases, dor, inchaço e desconforto na barriga, e mal-estar geral.
Leia também: 9 sintomas de prisão de ventre (e como aliviar) tuasaude.com/sintomas-de-prisao-de-ventreComo consumir: A pera pode ser consumida ao natural ou pode ser usada em preparações, como sucos, vitaminas, saladas e chips, por exemplo.
8. Kefir
O kefir é um ótimo alimento para ajudar na digestão por conter probióticos, bactérias benéficas que equilibram a flora intestinal e evitando o crescimento de bactérias ruins que podem atrapalhar a digestão.
Como consumir: O kefir pode ser consumido no café da manhã ou nos lanches, com frutas, mel ou cereais ou usado em preparações como vitamina e smoothie.
9. Abacaxi
Por conter bromelina, uma enzima que ajuda na digestão de proteínas, o abacaxi é uma boa opção de alimento que ajuda na digestão. Além disso, o abacaxi também é rico em fibras que combatem a prisão de ventre, mantendo a saúde gastrointestinal. Conheça todos os benefícios do abacaxi.
Como consumir: O abacaxi pode ser consumido fresco ou desidratado, mas também pode ser usado para o preparo de sucos, vitaminas, saladas, iogurtes e sobremesas.
10. Hortelã
A hortelã ajuda na digestão por conter carvona, um composto bioativo com ação antiespasmódica, além de ter efeito calmante que ajudam a aliviar as cólicas, a má digestão, os gases e pode melhorar os sintomas da síndrome do intestino irritável, como dor e inchaço.
Além disso, a hortelã também ajuda a diminuir as náuseas e vômitos, além da acidez do estômago, porque estimula a produção de bile.
Como consumir: A hortelã pode ser usada para temperar alimentos doces e salgados, como saladas, sucos, carnes e vitaminas ou no preparo de chás.
Leia também: Chá de hortelã: 7 benefícios e como fazer tuasaude.com/beneficios-do-cha-de-hortela11. Maçã
A maçã é rica em pectina, um tipo de fibra solúvel que ajuda a formar um gel que protege a mucosa do estômago, neutralizando os danos causados pelo excesso de ácido gástrico, sendo um alimento que ajuda na digestão, principalmente em casos de gastrite e úlceras gástricas.
Como consumir: A maçã pode ser consumida ao natural, e de preferência com a casca, ou pode ser usada em preparações como sucos e saladas, e as cascas dessa fruta também podem ser usadas no preparo de chás.
12. Aveia
A aveia é um alimento que ajuda na digestão por ser rica em fibras que estimulam os movimentos naturais do intestino e servem de alimento para as bactérias benéficas do intestino, promovendo o equilíbrio da flora intestinal e melhorando a prisão de ventre, a diarreia e a síndrome do intestino irritável.
Como consumir: A quantidade recomendada de aveia por dia é de 2 colheres de sopa, que pode ser adicionada a frutas, sucos e iogurtes ou usada no preparo de biscoitos, sopas, caldos, tortas, bolos, pães e massas.
13. Natto
Por ser feito a partir da fermentação dos grãos de soja pela bactéria Bacillus subtilis, uma bactéria que equilibra a flora intestinal, estimulando as evacuações, melhorando a consistência das fezes e reduzindo a dor abdominal, o Natto um alimento que ajuda na digestão. Confira todos os benefícios do natto.
Como consumir: O natto pode ser consumido servido com arroz branco cozido, junto com a sopa de missô, ou ainda com fatias de abacate e molho de soja, por exemplo.
14. Mamão
O mamão ajuda na digestão por conter papaína, uma enzima com ação proteolítica que age no estômago com efeito similar ao suco gástrico, melhorando a digestão das proteínas.
Além disso, a papaína presente no mamão também tem ação anti-inflamatória e cicatrizante, ajudando no tratamento de úlceras e gastrites.
Como consumir: O mamão pode ser consumido ao natural ou usado em preparações como sucos, vitaminas e salada de frutas. Já as sementes dessa fruta podem ser ingeridas na forma fresca ou seca, podendo ser adicionadas em saladas ou iogurtes, por exemplo.
Alimentos que atrapalham a digestão
Os alimentos que atrapalham a digestão são:
- Doces, como açúcar, sorvete, pudins, bolos, balas, geleias e sucos prontos;
- Carnes com muita gordura, como carne bovina, de porco, de cordeiro e peixes gordos;
- Frituras, como batata frita, salgadinhos de pacote, pizza, hambúrguer e cachorro quente;
- Alimentos ultraprocessados, como macarrão instantâneo, cereais matinais, temperos prontos e refrigerante;
- Bebidas alcoólicas, como cerveja, vinho, espumante e vodka.
Esses alimentos são ruins para a digestão, porque atrasam o esvaziamento do conteúdo do estômago e aumentam a produção de ácido gástrico, sobrecarregando, assim, o sistema digestivo.