Anóxia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento

Anóxia é a ausência completa de oxigênio em algum órgão ou tecido do corpo, causando sintomas como dor de cabeça, tontura, confusão mental ou palpitações cardíacas.

Essa condição pode ser causada por AVC, insuficiência cardíaca, infarto, anemia, intoxicação por monóxido de carbono ou por estar em altas altitudes, por exemplo.

A anóxia é uma emergência médica e, por isso, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro para iniciar o tratamento e evitar complicações que podem colocar a vida em risco.

Imagem ilustrativa número 1

Sintomas de anóxia

Os principais sintomas de anóxia são:

  • Falta de ar ou dificuldade para respirar;
  • Dor de cabeça;
  • Fala arrastada ou dificuldade para falar;
  • Coração acelerado ou palpitações;
  • Fraqueza;
  • Tontura, perda da consciência ou convulsões;
  • Confusão mental ou desorientação.

Além disso, também podem surgir dificuldade para caminhar ou movimentar as pernas ou os braços, perda de memória, alucinações ou desmaio.

Os sintomas da anóxia podem variar de acordo com a condição que a causou e, geralmente, estão relacionadas à falta de oxigênio no cérebro. Veja também como identificar o AVC.

Na presença de sintomas de anóxia, deve-se ir imediatamente ao pronto-socorro ou ligar para o SAMU no 192, para iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Qual a diferença de hipóxia e anóxia?

A principal diferença entre hipóxia e anóxia é que a hipóxia é a diminuição da oxigenação dos tecidos ou órgãos.

Já a anóxia, é a ausência total da oxigenação de algum órgão ou tecido, provocando danos permanentes.

Leia também: Hipoxemia: o que é, sintomas, causas, tipos e tratamento tuasaude.com/hipoxemia

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da anóxia é feito no hospital pelo clínico geral ou médico emergencista através da avaliação dos sintomas, níveis de oxigênio no sangue pelo exame de gasometria arterial e exame físico. Saiba como é feita a gasometria arterial.

Além disso, o médico deve solicitar exames como eletroencefalograma, ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para avaliar os danos no cérebro.

Possíveis causas

As principais causas de anóxia são:

  • Problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca, infarto ou arritmias;
  • Condições respiratórias, como insuficiência respiratória, DPOC, asma ou pneumonia;
  • AVC hemorrágico ou isquêmico;
  • Afogamento ou quase afogamento;
  • Intoxicação por monóxido de carbono ou uso de drogas;
  • Hemorragias graves.

Além disso, a anóxia pode ser causada por estar em altitudes muito altas, devido a alpinismo, por exemplo.

Leia também: Primeiros socorros para afogamento tuasaude.com/o-que-fazer-em-caso-de-afogamento

Tipos de anóxia

Os principais tipos de anóxia são:

1. Anóxia anóxica

A anóxia anóxica é um tipo de anóxia causada pela baixa concentração de oxigênio no ar, geralmente, relacionada por estar em altas altitudes.

Como não tem oxigênio suficiente no ar, não se consegue uma quantidade de oxigênio suficiente para o corpo, resultando na anóxia.

Outras causas desse tipo de anóxia são afogamento, estrangulamento, asfixia, DPOC, asma ou falta de oxigênio para o bebê durante o parto, por exemplo.

2. Anóxia anêmica

A anóxia anêmica ocorre por uma deficiência de hemoglobina, normalmente relacionada à anemia ferropriva, anemia falciforme ou talassemia.

Leia também: Hemoglobina: o que é, valores (e porque está alta ou baixa) tuasaude.com/hemoglobina

3. Anóxia por estase

A anóxia por estase, também chamada de lesão hipóxico isquêmica, ocorre quando o sangue não é distribuído adequadamente para o corpo e não chega até o cérebro ou outros órgãos.

As principais causas desse tipo de anóxia são ataque cardíaco, AVC ou arritmias cardíacas.

Leia também: Arritmia cardíaca: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/arritmia-cardiaca

4. Anóxia tóxica

A anóxia tóxica está relacionada à presença de toxinas ou substâncias químicas no sangue, o que resulta em falta de oxigênio para os tecidos ou órgãos.

Esse tipo de anóxia pode acontecer por intoxicação por monóxido de carbono, cianeto, uso de drogas ou bebidas alcoólicas, por exemplo. Saiba identificar os sintomas de intoxicação por monóxido de carbono.

Leia também: Intoxicação: o que é, tipos, sintomas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-intoxicacao

5. Anóxia cerebral

A anóxia cerebral acontece pela falta de oxigênio no cérebro, o que pode ser causada por AVC, parada cardiorrespiratória ou afogamento, por exemplo.

6. Anóxia fetal

A anóxia fetal pode acontecer intra útero, também chamada de anóxia intra uterina, devido a infarto ou trombose na placenta ou compressão ou obstrução do cordão umbilical, por exemplo.

Leia também: 13 sinais de alerta para a grávida ir ao hospital tuasaude.com/sinais-que-a-gravidez-nao-vai-bem

Além disso, a anóxia também pode ocorrer durante o parto ou logo após o nascimento, chamada anóxia neonatal ou anóxia perinatal, por falta de oxigenação relacionada ao trabalho de parto ou problemas respiratórios, hemorragias no bebê ou sepse.

Como é feito o tratamento

O tratamento da anóxia deve ser feito com orientação do clínico geral ou médico emergencista no hospital, de forma a restabelecer o fluxo de sangue para o tecido ou órgão afetado.

Os principais tratamentos para anóxia são:

1. Oxigenoterapia

A oxigenoterapia é indicada nos casos de insuficiência respiratória, anóxia tóxica ou anóxia anóxica, para garantir a oxigenação dos tecidos do corpo através do cateter nasal ou máscara facial.

Em alguns casos, pode ser indicada a ventilação mecânica. Saiba como é feita a ventilação mecânica.

2. Ressuscitação cardiorrespiratória

A ressuscitação cardiorrespiratória é feita nos casos de parada cardiorrespiratória, o que pode acontecer por ataque cardíaco, doenças cardíacas ou insuficiência respiratória.

Leia também: Como fazer a massagem cardíaca corretamente tuasaude.com/como-fazer-massagem-cardiaca

3. Uso de remédios

O uso de remédios pode ser feito no hospital para tratar a condição que causou a anóxia, como remédios anti-hipertensivos, anticoagulantes, trombolíticos ou vasodilatadores, por exemplo.

Além disso, após a alta hospitalar, o médico pode receitar remédios para usar em casa, o que varia com a condição a ser tratada e os sintomas apresentados.

4. Fisioterapia

A fisioterapia é feita com exercícios indicados pelo fisioterapeuta e tem como objetivo fortalecer os músculos, melhorar a força, a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação motora, nos casos de AVC ou danos no cérebro causado pela anóxia.

Alguns desses exercícios podem ser feitos em casa, conforme orientação do fisioterapeuta.

Em alguns casos, pode ser indicado fazer fisioterapia para ajudar na fala, deglutição e melhorar a respiração.

Leia também: Fisioterapia respiratória: para que serve e como fazer (com exercícios) tuasaude.com/fisioterapia-respiratoria

5. Terapia ocupacional

A terapia ocupacional é uma ótima opção para aumentar a qualidade de vida e ajudar a pessoa a ganhar independência nas atividades do dia a dia em casa ou na escola, como comer ou andar, por exemplo. 

Isto porque, nas sessões de terapia ocupacional, o profissional ajuda a pessoa a utilizar alguns equipamentos auxiliares, como talheres especiais, andador ou cadeira de rodas, por exemplo. Veja como é feita a terapia ocupacional.