A dieta dos pontos é uma alimentação que considera principalmente as calorias dos alimentos, onde cada pessoa pode consumir um determinado número de pontos durante o dia.
Essa dieta é uma ferramenta que pode ajudar no emagrecimento, porque o cálculo dos pontos permitidos por dia é sempre feito conforme o gasto calórico de cada pessoa, o que permite diminuir as calorias da dieta.
Criada pelo endocrinologista Alfredo Halpern, essa dieta deve ser feita anotando-se todos os alimentos e as quantidades consumidas durante o dia, o que também pode ajudar na escolha de alimentos mais saudáveis, que normalmente têm menos pontos.
Como fazer a dieta dos pontos
Para fazer essa dieta, deve-se calcular a quantidade de pontos permitidos ao longo do dia de acordo com o gasto calórico diário e o emagrecimento desejado.
Os pontos da dieta são distribuídos conforme as calorias dos alimentos. Esses pontos devem ser registrados diariamente em um diário, ou caderno, para ajudar no controle do total de pontos consumidos.
Nesta dieta todos os alimentos são liberados, devendo-se ter o cuidado principal de não ultrapassar o total de pontos permitidos por dia.
Passo 1: cálculo do gasto calórico
O gasto calórico diário pode ser calculado multiplicando-se o gasto energético basal, ou taxa metabólica basal, que é a quantidade de energia que o organismo gasta para manter funções básicas, pelo fator de atividade, que considera a energia gasta em atividades como limpar a casa, trabalhar e praticar atividades físicas. Conheça melhor sobre a taxa metabólica basal.
Para calcular o seu gasto calórico, insira seus dados na calculadora a seguir:
Passo 2: cálculo dos pontos
Após descobrir o gasto calórico, é preciso calcular os pontos recomendados para emagrecer. Para isso, deve-se dividir o total de calorias por 3,6, onde cada 3,6 calorias equivalem a 1 ponto. Assim, para emagrecer, é aconselhado reduzir entre 200 e 300 pontos do total obtido.
Exemplo: Uma mulher de 40 anos com 60 kg e que pratica atividade física de 3 horas por semana, tem um gasto calórico 2205 calorias.
Assim, deve-se dividir 2205 calorias por 3,6 = 612 pontos. Para emagrecer, essa mulher precisa reduzir 200 pontos desse total, ficando 612 - 200 = 412 pontos, por exemplo.
Tabela da dieta dos pontos
A tabela da dieta dos pontos indica a pontuação para cada alimento, que deve ser somada ao longo do dia até chegar no total de pontos que foram consumidos.
Essa tabela deve ser consultada sempre e inclui grupos de alimentos que podem ser consumidos à vontade e outros que devem ser contabilizados de acordo com cada porção.
Grupo 1- Alimentos liberados
Os alimentos liberados são aqueles que têm poucas calorias e, por isso, podem ser consumidos à vontade.
Assim, os alimentos liberados do grupo 1 são:
- Vegetais: acelga, agrião, aipo, alface, alga marinha, almeirão, caruru, chicória, couve, couve-de-bruxelas, erva-doce, escarola, espinafre, folha de beterraba, jiló, maxixe, nabo, pepino, pimentão, rabanete, repolho, rúcula, salsão, taioba e tomate;
- Temperos: sal, limão, alho, vinagre, cheiro verde, pimenta, louro, hortelã, canela, cominho, noz-moscada, curry, estragão, alecrim, gengibre e raiz-forte;
- Bebidas com poucas calorias: café, chás e suco de limão sem açúcar ou adoçados com adoçantes, refrigerantes dietéticos e água.
Os vegetais desse grupo podem ser usados para aumentar o volume das refeições e trazer mais saciedade, pois são ricos em fibras.
Grupo 2 - Vegetais
Cada 2 colheres de sopa dos vegetais desse grupo contam 10 pontos na dieta e incluem:
- Abóbora;
- Abobrinha;
- Berinjela;
- Beterraba;
- Cebola;
- Cenoura;
- Couve-flor;
- Quiabo.
Além disso, 2 colheres de sopa de alcachofra, aspargos, brócolis, chuchu, ervilha fresca, palmito, e vagem,cogumelo, broto de bambu, broto de feijão ou cebolinha também equivale a 10 pontos, cada.
Grupo 3 - Carnes e ovos
Cada porção desse grupo vale em média 25 pontos:
Já 100g de alcatra, filé Mignon, picanha bovina e bisteca de porco equivalem a 40, 70 e 78 pontos, respectivamente.
Grupo 4 - Leite, queijos e gorduras
Este grupo inclui laticínios, óleos e azeites, e sua pontuação varia como mostrado na tabela a seguir:
Embora não seja considerado um laticínio, a bebida vegetal de soja também faz parte desse grupo, onde cada 100 ml equivalem a 15 pontos.
Grupo 5 - Cereais e leguminosas
Cada porção desse grupo vale em média 25 pontos e inclui alimentos como arroz, macarrão, feijão, aveia, pão e tapioca:
Além disso, 1 colher de sopa de arroz integral, 1 colher de sopa de fubá, 1 pedaço pequeno de mandioca e 1 colher de sopa de purê de batata também equivalem a 20 pontos, cada.
Grupo 6 - Frutas
A tabela a seguir mostra a porção de fruta equivalente a 11 pontos:
Além disso, cada 10 unidades grandes de morango, 1 kiwi ou 1 unidade pequena de caqui, também equivalem a 11 pontos.
Bebidas
Os pontos das bebidas variam conforme o tipo e a quantidade de cada uma:
Já bebidas alcoólicas, como 1 copo de vinho e 1 dose de 50 ml de whisky , gin ou vodka, correspondem a 50 e 45 pontos, respectivamente.
Doces
Assim como as bebidas, os pontos desse grupo variam conforme o tipo e a quantidade de cada uma:
Além disso, 1 picolé de frutas, 1 colher de sobremesa de geleia e 1 colher de sopa de açúcar mascavo equivalem a 18, 12 e 20 pontos respectivamente.
Benefícios da dieta dos pontos
Os principais benefícios da dieta dos pontos são emagrecer, mantendo uma dieta flexível, mas sem restringir os alimentos que se gosta ou prefere.
Possíveis desvantagens
A principal desvantagem da dieta dos pontos é que ela tem o objetivo de controlar apenas a quantidade e não a qualidade dos alimentos consumidos, o que pode favorecer a deficiência de nutrientes em algumas pessoas.
Além disso, durante essa dieta não existe um processo de reeducação alimentar que estimule a escolha de alimentos saudáveis. Assim, após o término da dieta, pessoas que têm hábito alimentar ruim, podem recuperar o peso perdido. Veja como fazer uma reeducação alimentar.